Notícias
Bebê de 2 anos que havia desaparecido em SC é encontrado em São Paulo
Casal foi flagrado com a criança nesta segunda-feira (8), na Zona Leste da capital paulista
O bebê de 2 anos que estava desaparecido desde o dia 30 de abril em São José, na Grande Florianópolis, foi encontrado na noite desta segunda-feira (8/5), em São Paulo. Um casal estava com a criança.
Os policiais militares chegaram até eles após serem informados, pelo setor de inteligência da polícia, que um carro envolvido em uma ação criminosa estava circulando pela região do Tatuapé, na Zona Leste da capital paulista. Os agentes localizaram o veículo e realizaram a abordagem.
De acordo com o boletim de ocorrência, Marcelo Valverde e Roberta Porfírio, que se apresentaram como sendo conhecidos, estavam com o pequeno Nicolas Areias Gaspar em um carro. Ao serem questionados pelos policiais, ambos disseram que estavam indo ao Fórum de Tatuapé para regularizar a situação da criança, que havia sido doada pela mãe.
Conforme apurou a reportagem, eles portavam a carteira de vacinação e a certidão de nascimento do menor.
Os policiais acompanharam os dois até o Fórum e confirmaram que a Promotoria de Justiça aguardava pelo homem e pela mulher. Uma advogada de Roberta também estava no local. Eles foram ouvidos pelo promotor de Justiça, que orientou os policiais a encaminharem os dois para a delegacia.
Marcelo e Roberta foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de pessoas. A polícia acredita que os suspeitos se aproveitaram do estado de vulnerabilidade da mãe da criança para conseguirem o bebê.
DOAÇÃO
Segundo informações repassadas pela Polícia Civil, Marcelo e a esposa, que se chama Juliana, estariam aliciando a mãe do bebê a entregar a criança, sem o procedimento legal de adoção.
Ainda conforme a polícia, o carro em que a criança foi encontrada foi visto transitando em Santa Catarina com a placa adulterada.
MÃE
A mãe da criança foi ouvida em Santa Catarina pela polícia e confirmou que havia entregue o bebê espontaneamente, sem ser ameaçada e sem ter recebido vantagens. Entretanto, conforme o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil de São Paulo, ela também é considerada investigada.
A polícia informou que a mulher, que precisou ser hospitalizada após a entrega do filho, e até esta segunda-feira (8) seguia internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), está em situação de vulnerabilidade.
DESAPARECIMENTO
De acordo com a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso da Capital (DPCami) de São José, o desaparecimento de Nicolas havia sido informado pela avó e tios maternos em um boletim de ocorrência, na quinta-feira (4).
RETORNO
Equipes da polícia catarinense embarcariam na madrugada desta terça-feira (9) para buscar o menino, mas o voo foi cancelado. A informação foi divulgada pelo Capitão Baccin, do Programa SOS Desaparecidos da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina).
“Informo que a viagem para SP para pegar o menino Nicolas está cancelada por hora. O assunto depende de decisão judicial em SP nesse momento”, diz o comunicado.
Com informações do G1 e nd+
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.