Notícias
Artesão cria esculturas na areia e arte vira atração
CACO, COMO É CONHECIDO, COMEMORA RECONHECIMENTO DO TRABALHO
Por Adriana Justi, G1 PR, Curitiba
“O lugar é encantador e me inspirou ainda mais a desenvolver a minha arte”, conta o artesão Luiz Carlos Gonçalves, de 64 anos, sobre a Ilha do Mel.
Recentemente, Caco, como é conhecido pelos moradores e turistas, decidiu apostar em um trabalho diferente, fazendo esculturas na areia. Desde então, ele só trabalhava com desenhos em camisetas.
A novidade virou mais uma atração para os visitantes da ilha. “Muita gente vem me contar que passou por lá [onde estão localizadas as esculturas] e gostou muito. E é muito gratificante receber esse reconhecimento”, comemora o artesão, que mora há 27 anos na ilha. As esculturas ficam localizadas na praia de Nova Brasília.
A estudante Thaís da Rocha, que também mora na ilha, disse que admira o trabalho do artesão desde criança. “Ele sempre fez umas coisas muito lindas. É um artista de mão cheia, maravilhoso. Nunca vi uma arte tão linda em lugar nenhum”, afirmou.
A curitibana Guta Volp classificou o trabalho como “belíssimo”. “Eu estava pedalando com meu amor pela ilha e encontrei essa arte esculpida em um barranco”, disse ela em uma rede social. Para a empresária, Caco é uma pessoa que tem sensibilidade e simplicidade ímpar.
Ao G1, o artesão lembrou que começou a ficar de olho nas piçarras, que são paredes formadas com pedra, areia e terra, quando saía com a família para admirar o pôr do sol.
“Um belo dia eu peguei umas ferramentinhas improvisadas que achei ali no mesmo no local e comecei a brincar, bem coisa de criança”, lembrou o artesão. “Aí, como eu comecei a fazer isso todos os dias, a arte foi surgindo e eu fui me divertindo. É um aprendizado constante”, comemorou.
O trabalho dura em média dez dias para ser concluído e pode ser destruído facilmente dependendo das condições do tempo. “Por causa disso, eu pratico o desapego diariamente. Se estragar, eu faço novamente. A impressão que a gente tem é que aqui na ilha nós temos todo o tempo do mundo. É uma tranquilidade. Eu passo o dia esculpindo ali e nem percebo o tempo passar”, conta Caco.
Com a ajuda de uma colher amassada e as outras ferramentas improvisadas, Caco vai criando os personagens na areia. As figuras, segundo ele, significam o que cada um achar que pode significar. “A criatividade e a imaginação também são uma arte. Vamos praticar”, finaliza.
Para mais informações do Paraná acesse https://www.g1.globo.com/parana
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.