Ligue-se a nós

Notícias

Arena Albertina Salmon é inaugurada em Paranaguá

Cerimônia de entrega do prédio ocorreu na manhã de terça-feira

Publicado

no

Foi inaugurada em Paranaguá, na manhã de terça-feira (16), a Arena Albertina Salmon. O espaço foi totalmente recuperado e teve investimentos na ordem de R$ 5 milhões.

A cerimônia de entrega ocorreu com a presença de autoridades, como vereadores e secretários municipais, e membros da imprensa, não sendo aberta ao público em geral.

Medidas de segurança e distanciamento social foram tomadas para evitar um possível contágio pela Covid-19.

A denominação de arena ocorre por ser uma tendência no mundo do esporte para prédios com tal estrutura. Entretanto, foi inaugurado como ginásio, em 29 de julho de 1987, na gestão do ex-prefeito Waldir Salmon. Por 33 anos a edificação foi utilizada sem que houvesse qualquer tipo de reforma.

DEPOIMENTOS
Foi com nostalgia que a atleta Ágatha lembrou de momentos que teve no início da carreira dentro do então ginásio Albertina Salmon, na quadra de vôlei. Foram os primeiros passos de uma carreira de sucesso, que a levaram a quadras e arenas de todo o mundo e que imprimiram em seu currículo até a vaga de medalhista olímpica.
“Muito feliz em ver essa estrutura. Estava ansiosa para ver como ficou. Participei de diversas competições de vôlei aqui e espero que esse espaço continue servindo para descobrir muitos novos talentos de nossa cidade”, comentou a atleta, que nasceu em Curitiba mas foi criada em Paranaguá e já tem vaga garantida para as Olimpíadas de Tóquio.

Outro que levou o nome de Paranaguá para os quatro cantos do mundo, como lutador de MMA, foi o atleta John Lineker. Sua história no esporte começou, exatamente, no ginásio Albertina Salmon.

Anúncio

Ao participar de uma competição de handebol ele viu que em uma sala tinha aulas de boxe. Após se informar deu os primeiros passos para uma carreira que o tornaram conhecido no mundo todo.

“Eu tinha 12 anos quando comecei a treinar boxe aqui dentro. Estou muito feliz em ver o que foi feito. Valorizar o esporte é investir num futuro melhor. Se não fosse o esporte em minha vida poderia estar perdido, assim como aconteceu com muitos amigos meus da época”, destacou o atleta.
ESTRUTURA RENOVADA
A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez tudo para que o espaço seja considerado hoje o mais moderno do Estado do Paraná quando se fala em estrutura para a prática do esporte. O investimento ultrapassou a casa dos R$ 5 milhões. A estrutura será compartilhada.

O planejamento é integrar na rotina das escolas integrais o uso regular do espaço, incluindo treino de futsal e demais modalidades, e com planejamento com a Secretaria de Esportes, conforme adiantou a secretária de Educação, Tenile Xavier.
“Não apenas o Ensino Integral como toda a rede de educação poderá contar com um espaço moderno para competições escolares, estimulação corporal e desenvolvimento das habilidades motoras”, explica a secretária.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Darlan Janes, continuarão também sendo oferecidos na Arena Albertina Salmon as modalidades esportivas de Judô, Karatê, Boxe, Futebol de Salão, Handebol, Jiu Jitsu, Capoeira, Basquete, Voleibol e Ginástica Artística.
No espaço ainda permanecerá em funcionamento o Departamento de Fisioterapia. Darlan lembrou das várias dificuldades encontradas no prédio, como instalações elétricas deterioradas, infiltrações e goteiras.

“Antes de fazermos qualquer evento tínhamos que consultar a previsão do tempo, porque se chovesse não dava para realizar. É muito bom ver que ficou deste jeito”, declarou o secretário.

MELHORIAS
Entre as melhorias feitas estão a reforma das instalações sanitárias e dos sistemas hidráulico e elétricos, com nova iluminação da quadra central e anexos. Tanto a quadra principal quanto as quadras laterais agora passam a ter iluminação dentro das exigências para realização de campeonatos oficiais televisionados.
Foram realizadas ainda melhorias nas esquadrias, pintura, reparos e regularizações, revisão e adequação da cobertura metálica e colocação de manta asfáltica. A quadra foi totalmente modernizada com piso modular esportivo. Foram instaladas mais de 4.500 cadeiras para o público geral, além de camarotes.
ACESSIBILIDADE
A questão de acessibilidade fez parte de todo o projeto, facilitando a utilização do espaço para quem possui alguma dificuldade de mobilidade em geral.
FACHADA
A fachada do antigo ginásio de esporte foi reformulada e agora passou a contar com um pórtico e seu fechamento lateral com placas cimentícias por toda sua extensão. O espaço contou ainda com paisagismo e urbanização.
VESTIÁRIOS
Os vestiários receberam novos mobiliários, para oferecer mais conforto e comodidade aos atletas e às delegações. Houve investimento também na substituição dos equipamentos das quadras, como as traves, conjunto de vôlei, placares eletrônicos e catracas de acesso, possibilitando controle e organização nos dias de evento.
O sistema de prevenção e pânico do prédio foi totalmente refeito e adequado, com portas corta fogo, barras anti-pânico, casa de bombas e todo sistema de alarme. O projeto foi devidamente inspecionado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros e por outras entidades de fiscalização.

Da PMP
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.