Notícias
Acusado de matar PM no Paraná morre em confronto com a polícia em SC
A companheira dele também foi a óbito na troca de tiros
Felipe Ribeiro Leite, de 29 anos, autor do homicídio da soldado Bárbara Aline Gonçalves da Rocha, em dezembro de 2016 no Paraná, morreu na quinta-feira (25/03) após ele e a companheira reagiram a uma abordagem da Polícia Militar em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Felipe, conhecido por “Pepa”, estava foragido da Justiça há seis meses.
De acordo com a Polícia Militar do Paraná, o trabalho para localizar o homem foi feito pelo setor de Inteligência do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), unidade a qual a soldado Bárbara serviu, e pela Inteligência da PMPR.
As informações obtidas pelos policiais militares indicavam que o foragido estava ameaçando um militar estadual e tinha se escondido na cidade catarinense. Então, foi feito contato com a PM daquele estado para ser feita a abordagem.
Segundo as informações, Felipe e sua companheira reagiram logo na chegada das equipes policiais na casa.
Houve confronto e eles ficaram feridos, sendo acionado o atendimento médico. Com o casal foi apreendida uma pistola e um revólver de calibre .38, além de um documento falso e uma porção de maconha.
Os levantamentos da PM apuraram que o homem tinha passagens por roubo e era foragido da Casa de Custódia de São José dos Pinhais. Já a mulher possuía passagens por roubo e sequestro.
O CASO
A soldado Bárbara foi assassinada no dia 24 de dezembro de 2016 em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ela estava no momento de folga quando foi alvo de disparos no comércio da família.
De acordo com a Polícia Militar, um mês antes de ser morta, Bárbara impediu um assalto deles e matou um dos comparsas de Felipe durante uma troca de tiros.
Ainda conforme a polícia, o trio sondou a loja de pescas momentos antes do crime. Eles entraram, compraram fogos de artifício e pagaram com o cartão de crédito de um deles. Meia hora depois, Felipe, à época com 25 anos, voltou e abordou a PM, que estava de folga.
Bárbara tinha 24 anos e estava há três anos na Corporação. Logo após o crime, as ações da PM resultaram na localização dos envolvidos na cidade de Guaratuba, no Litoral do Paraná, em janeiro de 2017.
Felipe Ribeiro Leite foi condenado a 27 anos de prisão, mas conseguiu fugir da unidade prisional em setembro de 2020, sendo localizado agora em Santa Catarina no esforço conjunto entre as polícias militares do Paraná e de Santa Catarina.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.