Notícias
Ação de conscientização sobre violência contra a mulher já alcançou 8,2 mil homens no Paraná
Projeto busca transformar o comportamento masculino e incentivar denúncias
Iniciado em 1º agosto, o projeto De Homem para Homem já realizou 95 palestras e impactou 8.264 pessoas em todo o Estado. A proposta busca aumentar a conscientização sobre a violência contra a mulher, promovendo ações educativas em órgãos públicos, empresas e instituições de ensino. A iniciativa, executada pela Secretaria da Segurança Pública, faz parte do Programa Mulher Segura Paraná.
As palestras, ministradas por delegados e policiais, reúnem apenas homens para que os participantes possam se sentir à vontade para tirar qualquer dúvida com os palestrantes e que o assunto possa ser discutido sem tabus.
As ações também apresentam vídeos com depoimentos de parentes de vítimas e condenados pelo crime de feminicídio para mostrar o impacto da violência contra a mulher nas famílias e na sociedade em geral.
“O De Homem para Homem é um passo importante para transformar o comportamento masculino. Nossos programas têm o objetivo de evitar que crimes aconteçam e incentivar a denúncia caso ocorra”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
A iniciativa integra as ações do Programa Mulher Segura Paraná que, desde abril deste ano, já alcançou mais de 31.403 pessoas em 255 eventos realizados nos municípios paranaenses. “O Estado está empenhado em combater esses crimes e abusos contra a mulher. Desde o início do projeto, mais de 2.700 homens foram responsabilizados por violência doméstica e feminicídios”, disse Hudson Teixeira.
As denúncias feitas pelas mulheres vítimas de violência resultaram em mais 2.700 prisões no Estado. Além disso, o programa também já realizou 31.330 visitas a vítimas e testemunhas, assim como a autores de crimes contra a mulher para evitar novas ocorrências. “Esses resultados são fruto de muito trabalho e da integração de todos os policiais e secretarias envolvidas”, completou o secretário.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.
Notícias
Motoboy bate em pedestre, cai na pista e morre atropelado por moto
Acidente foi na noite de sexta-feira, na BR-376
Um motoboy de 22 anos morreu após colidir com um pedestre, cair da moto e ser atropelado por um motociclista. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (15), na BR-376, em São José dos Pinhais.
O pedestre, de 19 anos, tentava atravessar a rodovia quando houve a colisão com o entregador. Ele foi levado em estado grave para o hospital. Ainda não se sabe o estado de saúde do jovem.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motociclista que atropelou e matou o motoboy fugiu e está sendo procurado.