Notícias
18ª Parada da Diversidade atrai multidão em Curitiba
TEMA ESTE ANO É NÃO VIOLÊNCIA E O COMBATE À DISCRIMINAÇÃO
Com informações do BEM PARANÁ
Milhares de pessoas participam, neste domingo, da 18ª Edição da Parada da Diversidade LGBTI, em Curitiba, que neste ano tem como tema a cultura da não violência e do combate à discriminação.
O evento começou por volta das 12 horas, na Praça 19 de Dezembro, de onde os participantes seguiram em passeata pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.
A expectativa é que a parada seja uma ferramenta para o enfrentamento a todo tipo de violência e discriminação, não só da LGBTIfobia, mas também de enfrentamento ao machismo e ao racismo.
De acordo a Assessoria de Políticas de Diversidade Sexual, só nos quatro primeiros meses de 2017 foram registrados 25 boletins de ocorrência cuja motivação tinha indícios de LGBTfobia em Curitiba, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Injúria, ameaça e difamação foram as principais formas de violência. Do total, 20% eram agressões físicas.
NÚMEROS DA VIOLÊNCIA EM CURITIBA
O Sistema Nacional de Notificação de Violência (Sinan) aponta 47 casos de violência contra gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros na capital paranaense em 2016.
Quase 80% dos casos do Sinan são de violência física ou sexual contra adolescentes ou jovens. Segundo o levantamento, houve 12 tentativas de suicídio. O número é igual ao de adolescentes acolhidos pelo município, muitos deles rejeitados pela família por conta da orientação sexual.
De março a outubro, a Assessoria de Políticas de Diversidade Sexual atendeu no total 42 casos de violações de direitos. O mais grave foi o de um rapaz homossexual atacado com ácido no bairro Alto da Glória.
De acordo com Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais, ocorre no Brasil um assassinato de pessoa LGBTI a cada 25 horas.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.