Paranaguá
Vôlei feminino conquista ouro na Fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná
PARANAGUÁ FOI DESTAQUE EM MAIS QUATRO CATEGORIAS
Agora Litoral
Foi excelente a trajetória da equipe feminina de voleibol de Paranaguá nos Jogos Abertos do Paraná. As meninas fizeram sua estreia no dia 05 de julho, na primeira etapa da competição, venceram os municípios de Almirante Tamandaré e Campina Grande do Sul, finalizando a primeira etapa em primeiro lugar da chave, na fase de grupo. Na semifinal venceram Pinhas e na final, no domingo, 14, superaram o time de Araucária e conquistaram a medalha de ouro e o título da Fase Regional.
PARTICIPAÇÃO DE ATLETA TRANSEXUAL
A segunda etapa dos Jogos Abertos também foi marcada pela participação de uma atleta transexual. Priscilla Fogaça, de 36 anos, natural de Cascavel, recebeu o convite para defender a equipe da Cidade Mãe do Paraná. Na primeira fase a atleta foi proibida de participar, pois o Instituto Paranaense de Ciência do Esporte alegou que Priscilla não havia apresentado os exames de controle de hormônio dos últimos 12 meses.
A Federação Paranaense e a Confederação Brasileira de Voleibol já haviam considerado a jogadora apta para participar de competições no naipe feminino. Após contestação, o Instituto de Ciência do Esporte voltou atrás e aceitou a participação de Priscilla na segunda etapa dos Jogos Abertos, tendo em vista que as leis internacionais não exigem o monitoramento mensal dos hormônios.
Diante de toda situação, a equipe parnanguara entrou em quadra em sua última partida com a campanha: “O preconceito é nosso adversário”, que teve aderência de outras delegações como Araucária, Campina Grande do Sul e Pinhais. A ideia central da campanha é conscientização sobre a diversidade e o respeito.
Priscilla Fogaça comentou a respeito da sua participação: “Estranhamos a negativa para a minha participação. Realizamos uma reunião que ocorreu de forma tranquila e houve a liberação para que participasse nos Jogos Abertos do Paraná, ao lado das meninas. Fico feliz por fazer parte desta história e de ser tão abraçada e apoiada por muitas pessoas que sequer tinham o conhecimento da participação de uma atleta trans em competições. Brigamos de igual para igual nas partidas, provando que ninguém levou vantagem em nada”, finalizou a jogadora.
DEMAIS MODALIDADES
Além do ouro no voleibol, a delegação parnanguara foi destaque na competição com a presença no pódio em outras modalidades. No basquete, futsal, handebol e no bocha, na categoria masculina, conquistaram o bronze; o handebol feminino acabou na quarta colocação.
FORTES EM QUADRA
O secretário de Esportes, Darlan Janes parabenizou toda delegação por vestir a camisa e representar o município com tanto amor e responsabilidade. “Nossos atletas mostraram mais uma vez que são fortes em quadra, e o resultado disso veio através das partidas que ocorreram durante estas duas etapas dos Jogos Abertos. Parabéns a todos pela determinação”, destacou.
Da PMP
Paranaguá
ROMU apreende mais de 17 kg de drogas na Ilha dos Valadares após denúncia
Ação foi na madrugada desta segunda-feira
Na madrugada desta segunda-feira, 18, uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil de Paranaguá realizou uma ação que culminou na apreensão de mais de 17 quilos de drogas na Ilha dos Valadares.
Por volta das 4 horas, durante patrulhamento nas proximidades do Campo do Canarinho, os guardas foram alertados por moradores sobre um intenso cheiro de maconha emanando de uma residência localizada em um beco com acesso pela Rua 33.
Ao chegarem no local, avistaram dois indivíduos que, ao perceberem a presença da viatura, fugiram rapidamente, deixando para trás uma sacola plástica contendo 32 pacotinhos de maconha prontos para venda.
Durante a fuga dos suspeitos, o portão da casa ficou aberto, permitindo que os guardas vissem através da janela uma grande quantidade de tabletes de maconha dispostos sobre uma mesa. Ao todo, foram encontrados 26 tabletes que somaram mais de 17 quilos. Além disso, a equipe também encontrou uma sacola com uma pedra de crack pesando 200 gramas.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Cidadã de Paranaguá para as providências legais necessárias. Ainda foram realizadas buscas pela região, mas nenhum suspeito foi localizado.
Paranaguá
Em poucas horas, PM recupera carro furtado e prende dois suspeitos
Carro foi levado do Centro Histórico e encontrado abandonado na região portuária
Na noite de sábado, 16, a Polícia Militar abordou dois homens suspeitos de envolvimento no furto de um veículo no Centro Histórico de Paranaguá. O carro foi encontrado abandonado na área portuária, e a dupla localizada logo em seguida.
Conforme o boletim de ocorrência, por volta das 23h30, policiais militares da Rádio Patrulha foram informados por moradores sobre um veículo VW Parati, de cor dourada, que tinha sido deixado na Avenida Coronel José Lobo, na região portuária, próximo ao prédio da Receita Federal.
Na averiguação pelo local, os militares foram alertados por transeuntes, sobre dois homens que haviam deixado o carro momentos antes da viatura chegar. Com a descrição dos suspeitos, a equipe patrulhou a área e conseguiu localizar os dois homens com características semelhantes.
Ao serem abordados, foram identificados como Jaqson Branco Pereira Júnior e Welington Cardozo, ambos de 36 anos, que estavam de posse de um aparelho de som, o qual foi reconhecido pelo proprietário pertencer ao veículo. Jaqson admitiu ter participado do furto do carro no centro da cidade.
Diante dos fatos, ele e o outro abordado foram levados, junto com o automóvel, à Delegacia Cidadã de Paranaguá para que fossem tomadas as providências necessárias.
Paranaguá
Homem de 56 anos é preso com cocaína e comprimidos de ecstasy no Emboguaçu
Suspeito ficou nervoso ao ver a viatura da PM
Em uma ação realizada no bairro Emboguaçu, em Paranaguá, policiais militares prenderam um homem de 56 anos suspeito de tráfico de drogas. A abordagem ocorreu no início da noite de quarta-feira, 13, resultando na apreensão de porções de cocaína e comprimidos de ecstasy.
Por volta das 19h, os militares realizavam patrulhamento de rotina na área como parte da Operação Cidade Segura, quando avistaram um homem na Rua Iara que, ao perceber a presença da polícia, descartou um pequeno invólucro e entrou em um local que parecia ser um bar.
Suspeitando de atividade ilícita, a equipe decidiu abordá-lo. O homem foi identificado como Ademar Garcia Batista e durante a busca pessoal, nada ilegal foi encontrado com ele.
Entretanto, ao inspecionar o invólucro que o abordado havia descartado, os policiais encontraram buchas de cocaína prontas para venda. De acordo com a ocorrência, Ademar confessou que já estava envolvido na venda e tráfico de drogas naquela região e informou que em sua residência, localizada ao lado do bar, havia uma quantidade maior de cocaína não fracionada.
No local indicado pelo suspeito, os militares encontraram um pacote com cocaína, dois invólucros com ecstasy, uma balança de precisão e um celular que o homem não soube explicar a origem.
Diante das evidências, Ademar foi preso e levado à Delegacia Cidadã de Paranaguá para a formalização do flagrante.