Ligue-se a nós

Paranaguá

Vacinação contra gripe entra na reta final

PROCURA DE APENAS 40% PREOCUPA AUTORIDADES

Publicado

no

Agora Litoral
A campanha de vacinação contra a gripe (H1N1) entra na reta final com saldo baixo de procura. Do início de abril, quando as doses começaram a ser aplicadas, até agora, foram vacinadas apenas 18.569 pessoas de Paranaguá que pertencem aos grupos prioritários, faltando 27.485 doses.

O número representa apenas 40,32% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é imunizar um total de 46.054 cidadãos locais.

“Ainda temos tempo para conseguir vacinar esses quase 60% do público-alvo restante. Faltam poucos dias e esperamos atingir as metas estabelecidas para vacinar crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, idosos com mais de 60 anos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas até 45 após o parto, profissionais de saúde e professores”, alerta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

O imunobiológico estará à disposição apenas até o dia 31 de maio, em todas as unidades de saúde de Paranaguá, das 8h às 17h, e no período da noite no posto da Grabiel de Lara, na região central, das 18h às 23h.

A preocupação maior é com os índices de cobertura vacinal de três grupos prioritários. Entre as crianças com idade entre 6 meses e 6 anos incompletos foram 34,54%, com 4.251 das 12.308 doses que deveriam ser aplicadas. A situação das gestantes é semelhante, com apenas 32,22% das vacinas realizadas, com 512 doses, quando na verdade 1.617 deveriam ser imunizadas.

Anúncio

O quadro é pior entre pessoas com comorbidades, como hipertensos, diabéticos, portadores de HIV e pacientes com câncer que fazem quimioterapia. São apenas 4.826 doses aplicadas, de um total de 15.101 que são esperadas, totalizando 31,96%.

Outro grupo prioritário que preocupa é o de puérperas. Mulheres com até 45 dias após o parto podem receber a vacina, mas somente 35,71% delas compareceram aos postos de saúde, totalizando 95 das 266 esperadas.

O índice de vacinação está um pouco melhor, mas ainda abaixo da meta estabelecida, entre os idosos com mais de 60 anos. Foram aplicadas 6.358 doses neste público-alvo, totalizando 49,96%, mas o esperado é vacinar 12.727.

Para professores do ensino básico e superior o índice é de 70,35%, com 952 vacinados, num universo de 1.356 que deveriam receber o imunobiológico. Trabalhadores de saúde somam 56,46%, pois foram feitas 1.491 aplicações das 2.641 previstas.

O único grupo que cumpriu e chegou a quase dobrar a meta estabelecida foi o de indígenas. Foram aplicadas 73 doses, mas estavam previstas 38, perfazendo 192,11%.

Anúncio

SITUAÇÃO PREOCUPANTE
Na opinião da secretária municipal de Saúde, a situação “é bastante preocupante”. “Estamos chegando na reta final e normalmente sempre há uma procura maior nestes últimos dias. Por isso é importante se antecipar para evitar aglomerações. Tomar a vacina evita complicações em pessoas que contraem esses tipos de gripe, sobretudo em gestantes, idosos e crianças”, observou Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Todas as unidades de saúde de Paranaguá têm doses disponíveis da vacina contra a gripe H1N1. Elas atendem das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Entretanto, o posto da Gabriel de Lara tem aplicação também em horário estendido, no período da noite, entre 18h e 23h. “Criamos essa facilidade porque é importante proteger nossa população. É um benefício o atendimento em horário estendido, sobretudo para quem trabalha durante o dia e não tem tempo para se vacinar”, completou a secretária.

Anúncio

Paranaguá

ROMU apreende mais de 17 kg de drogas na Ilha dos Valadares após denúncia

Ação foi na madrugada desta segunda-feira

Publicado

no

Por

Na madrugada desta segunda-feira, 18, uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil de Paranaguá realizou uma ação que culminou na apreensão de mais de 17 quilos de drogas na Ilha dos Valadares.

Por volta das 4 horas, durante patrulhamento nas proximidades do Campo do Canarinho, os guardas foram alertados por moradores sobre um intenso cheiro de maconha emanando de uma residência localizada em um beco com acesso pela Rua 33.

Ao chegarem no local, avistaram dois indivíduos que, ao perceberem a presença da viatura, fugiram rapidamente, deixando para trás uma sacola plástica contendo 32 pacotinhos de maconha prontos para venda.

Durante a fuga dos suspeitos, o portão da casa ficou aberto, permitindo que os guardas vissem através da janela uma grande quantidade de tabletes de maconha dispostos sobre uma mesa. Ao todo, foram encontrados 26 tabletes que somaram mais de 17 quilos. Além disso, a equipe também encontrou uma sacola com uma pedra de crack pesando 200 gramas.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Cidadã de Paranaguá para as providências legais necessárias. Ainda foram realizadas buscas pela região, mas nenhum suspeito foi localizado.

Anúncio
Continuar Lendo

Paranaguá

Em poucas horas, PM recupera carro furtado e prende dois suspeitos

Carro foi levado do Centro Histórico e encontrado abandonado na região portuária

Publicado

no

Por

Na noite de sábado, 16, a Polícia Militar abordou dois homens suspeitos de envolvimento no furto de um veículo no Centro Histórico de Paranaguá. O carro foi encontrado abandonado na área portuária, e a dupla localizada logo em seguida.

Conforme o boletim de ocorrência, por volta das 23h30, policiais militares da Rádio Patrulha foram informados por moradores sobre um veículo VW Parati, de cor dourada, que tinha sido deixado na Avenida Coronel José Lobo, na região portuária, próximo ao prédio da Receita Federal.

Na averiguação pelo local, os militares foram alertados por transeuntes, sobre dois homens que haviam deixado o carro momentos antes da viatura chegar. Com a descrição dos suspeitos, a equipe patrulhou a área e conseguiu localizar os dois homens com características semelhantes.

Ao serem abordados, foram identificados como Jaqson Branco Pereira Júnior e Welington Cardozo, ambos de 36 anos, que estavam de posse de um aparelho de som, o qual foi reconhecido pelo proprietário pertencer ao veículo. Jaqson admitiu ter participado do furto do carro no centro da cidade.

Diante dos fatos, ele e o outro abordado foram levados, junto com o automóvel, à Delegacia Cidadã de Paranaguá para que fossem tomadas as providências necessárias.

Anúncio
Continuar Lendo

Paranaguá

Homem de 56 anos é preso com cocaína e comprimidos de ecstasy no Emboguaçu

Suspeito ficou nervoso ao ver a viatura da PM

Publicado

no

Por

Em uma ação realizada no bairro Emboguaçu, em Paranaguá, policiais militares prenderam um homem de 56 anos suspeito de tráfico de drogas. A abordagem ocorreu no início da noite de quarta-feira, 13, resultando na apreensão de porções de cocaína e comprimidos de ecstasy.

Por volta das 19h, os militares realizavam patrulhamento de rotina na área como parte da Operação Cidade Segura, quando avistaram um homem na Rua Iara que, ao perceber a presença da polícia, descartou um pequeno invólucro e entrou em um local que parecia ser um bar.

Suspeitando de atividade ilícita, a equipe decidiu abordá-lo. O homem foi identificado como Ademar Garcia Batista e durante a busca pessoal, nada ilegal foi encontrado com ele.

Entretanto, ao inspecionar o invólucro que o abordado havia descartado, os policiais encontraram buchas de cocaína prontas para venda. De acordo com a ocorrência, Ademar confessou que já estava envolvido na venda e tráfico de drogas naquela região e informou que em sua residência, localizada ao lado do bar, havia uma quantidade maior de cocaína não fracionada.

No local indicado pelo suspeito, os militares encontraram um pacote com cocaína, dois invólucros com ecstasy, uma balança de precisão e um celular que o homem não soube explicar a origem.

Anúncio

Diante das evidências, Ademar foi preso e levado à Delegacia Cidadã de Paranaguá para a formalização do flagrante.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.