Notícias
Caminhoneiro ameaça fazer justiça própria contra “gang da vazada”
Ataque a outro caminhão revoltou categoria que pretende revidar
Paranaguá,PR
Agora Litoral
O desabafo que você vê nesse vídeo é do transportador Emerson da Cunha Burg, dono de uma frota de caminhões de Ponta Grossa, que denunciou nas redes sociais o vandalismo sofrido pela quadrilha que furta cargas em Paranaguá, no litoral do Paraná.
Segundo ele – que mostrou o estrago do caminhão novo, que fazia a primeira viagem – a situação saiu do controle. Burg cobrou providências urgentes do Governador do Estado e do Prefeito de Paranaguá.
“Se vocês não têm vergonha na cara pra combater esses marginais, eu vou tomar providências”, ameaçou.
É o terceiro caminhão da Transburg que sofre ataques da gang que tenta parar a qualquer custo os caminhões que se dirigem ao Porto de Paranaguá para saquear a carga ou assaltar os caminhoneiros.
Emerson Burg também alertou para o risco de vida que os caminhoneiros têm ao se dirigir a Paranaguá. “E se me matam com uma pedrada dessas? ”, interrogou.
Por último, o transportador (que acompanhava o motorista na primeira viagem do novo caminhão) anunciou que irá representar civilmente contra o Governo do Estado e a Prefeitura de Paranaguá pela falta de segurança na cidade.
ASSALTOS
O alarmante crescimento no número de ataques a caminhões para saquear as cargas – a conhecida vazada – que consiste em violar a parte da proteção da carga, fazendo com que o produto comece a vazar pela estrada, motivou uma reunião na prefeitura de Paranaguá.
Autoridades, empresários e representantes da sociedade discutiram essa semana formas de combater os cada vez mais frequentes abusos e assaltos contra os caminhoneiros que trazem ou levam cargas para o Porto Dom Pedro II.
Para se ter ideia do aumento nesse tipo de crime, em janeiro houve um crescimento de 40% das vazadas em comparação ao mesmo período no ano de 2016. E com uma agravante: os bandidos agora usam de todo artifício para forçar os caminhões a parar.
Bloqueiam as avenidas, atiram pedras no para-brisa, e praticam assaltos a mão armada, como o que vitimou há poucos dias o caminhoneiro Ricardo Romagna, de 30 anos, natural de Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do estado.
Mesmo sem ter reagido, Ricardo Romagna levou um tiro do assaltante. O disparo atingiu a coluna do caminhoneiro, que corre o risco de ficar paraplégico.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.