Paranaguá
Saúde orienta escolas, creches, lares e asilos para prevenção da Influenza B
PARA QUE O CONTÁGIO NÃO OCORRA
Agora Litoral
A Secretaria Municipal de Saúde encaminhou às escolas municipais, estaduais e particulares, creches, lares dos meninos e das meninas e dos idosos de Paranaguá para que ajudem na divulgação e tomem providências para prevenir a Influenza B nas escolas. São medidas simples de higiene, que devem ser colocadas em prática para que o contágio não ocorra.
O documento assinado pela enfermeira Andrea Gomes de Moura presta as orientações para que crianças e idosos sejam protegidos. “Neste período do ano, no qual as temperaturas tendem a cair, as pessoas normalmente deixam os ambientes fechados, o que é errado e pode contribuir para a proliferação do vírus da gripe e contágio de mais pessoas. Por isso resolvemos orientar sobretudo esses estabelecimentos”, salientou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.
Para prevenir a transmissão é recomendado manter os ambientes ventilados, implementar medidas de higiene no ambiente escolar e estimular que as pessoas que frequentam locais com grande circulação de pessoas apliquem a etiqueta respiratória (cuidados ao tossir ou espirrar, para não propagar mais o vírus). Aumentar a ingestão de líquidos é outra medida importante.
Contrariando o que afirmam algumas notícias falsas (fake news) que circulam nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde informa que não está indicada a suspensão das aulas e demais atividades como medida de prevenção e controle da infecção. “Além disso, alunos, professores e demais funcionários que adoecerem devem permanecer em casa até cessar a febre, para haver a diminuição da transmissão. Ao retornar à escola a etiqueta respiratória deve ser mantida”, completa a enfermeira Andrea, no documento.
A vacina é outra medida de prevenção. Doses continuam disponíveis em todas as unidades de saúde de Paranaguá, incluindo as sete que funcionam com horário estendido, das 18h às 23h. Nesta primeira etapa, que termina nesta semana, podem ser imunizadas crianças de seis meses a 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (45 dias após o parto).
PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Além das medidas coletivas, a Secretaria Municipal de Saúde também repassa algumas para proteção individual, que devem ser estimuladas também por professores, pelos cuidadores e servidores de escolas, creches e lares. São elas:
1) Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, após tossir ou espirrar ou depois de usar o banheiro;
2) Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies (como maçanetas, corrimãos);
3) Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
4) Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções. Na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar (etiqueta respiratória).
Escolas, creches, asilos e outras instituições que registrem bastante concentração de pessoas devem implementar medidas que diminuam a contaminação de objetos e ambientes. São elas:
1) Prover dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos e estimular os alunos a higienizá-las após o contato com secreções respiratórias;
2) Prover lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal, para o descarte de lenços e lixo;
3) Realizar a limpeza a desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola (classes, cadeiras, mesas, aparelhos e equipamentos de educação física) após o uso. O vírus da Influenza é inativado pelo álcool a 70% e pelo cloro. Portanto, preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro seguida de desinfecção de soluções desinfetantes.
4) Preferir não utilizar bebedouros. No entanto, na impossibilidade disto, evitar compartilhamento de copos/vasilhas. Estimular a utilização de garrafas de água individuais;
5) Em creches, lavar regularmente os brinquedos com água e sabonete/sabão;
6) Manter ambientes arejados;
7) Evitar o contato da criança doente com as demais. Recomenda-se que a criança doente fique em casa, a fim de evitar a transmissão da doença.
Da PMP
Paranaguá
Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277
Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu
Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.
Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.
A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.
O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.
Paranaguá
Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres
Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso
Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.
O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.
Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.
As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.
Paranaguá
ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”
Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina
Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.
A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.
O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.
ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.
Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.
Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.