Paranaguá
Projeto Porto em Ação muda rotina da Ilha do Mel
Ideia é ampliar o projeto para outras comunidades
A empresa Portos do Paraná levou pela primeira vez o projeto Porto em Ação para além do continente. A comunidade beneficiada foi a de Encantadas, na Ilha do Mel.
Nesta quarta-feira (4), os moradores tiveram acesso a exames clínicos e vacinação, além de corte de cabelo, aulas de xadrez, orientações sobre qualidade de vida e atividades físicas.
A ideia é tornar a ação periódica em 2020 e estendê-la a outras comunidades, com o objetivo de estreitar a relação com a população que está na área de influência dos Portos de Paranaguá e Antonina.
As atividades são desenvolvidas em parceria com Sesc, Senac, 1ª Regional de Saúde do Estado, Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, Cia Ambiental e Abaline.
“A gente vem fortalecendo a relação com as comunidades”, destacou a bióloga e analista portuária da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich. De acordo com ela, o intuito é ampliar ainda mais esse envolvimento.
“A gente tem feito rodadas de conversas com os moradores das comunidades e diagnósticos socioambientais para começar o ano que vem com projetos para esses moradores”, disse Jaqueline.
Para o assessor da presidência da empresa, Felipe Chemure Neto, que vive na Ilha do Mel há mais de duas décadas, essa aproximação é fundamental. “Nós estamos num local que é de difícil acesso, então, o pessoal gosta e participa bastante”, apontou.
É o caso da moradora Cristine Gonzales. “Vim fazer exames e acho muito importante isso porque aqui não tem como fazer, tem que ir para a cidade”. Sabrina Pereira Jorge também participou. “Não é sempre que tem, na verdade é muito rara esse tipo de ação”, disse.
Parceiro da Portos do Paraná, o Sesc levou várias atividades aos moradores de Encantadas, entre elas a oficina de artesanato que envolve a reciclagem.
“Ficamos muito felizes pela receptividade que a população tem com a gente, é muito bom esse contato com o pessoal”, disse a técnica de Saúde e Ação Social do Sesc, Katiane Arndt.
Também parceiro, o Senac fez sucesso com os cortes de cabelos e penteados.
“As pessoas acabam se reunindo num mesmo local, conversando, conhecendo a estrutura e os demais cursos que o Senac oferece, como os de cabeleireiro, confeitaria, os cursos técnicos, e eles já saem com uma motivação a mais, a autoestima renovada através do cuidado a si mesmos”, destacou o técnico de Relações com o Mercado do Senac, Jaílson Ricardo Gonçalves.
As ações socioambientais da Portos do Paraná envolvem as populações residentes em São Miguel, Piaçaguera, Amparo, Eufrasina, Europinha, Ilha do Teixeira, Vila Maciel, Nova Brasília e Encantadas (Ilha do Mel) e Ilha dos Valadares. No continente, Pontal do Sul, Vila Guarani, Ponta da Pita, Praia dos Polacos e Portinho – as três últimas em Antonina.
Da AEN / Fotos: Portos do Paraná
Paranaguá
Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277
Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu
Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.
Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.
A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.
O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.
Paranaguá
Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres
Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso
Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.
O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.
Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.
As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.
Paranaguá
ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”
Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina
Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.
A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.
O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.
ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.
Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.
Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.