Ligue-se a nós

Paranaguá

Previsão é que Festa do Rocio atraia 300 mil pessoas este ano

Festa da padroeira do Paraná completa 206 anos

Publicado

no

Festa da Padroeira do Paraná (Arquivo: Diocese de Paranaguá)

Considerada a cidade mãe do Paraná, Paranaguá está em festa. As comemorações em homenagem a Nossa Senhora do Rocio começaram na semana passada e terminam no domingo (17) – em 2019 a festa completa 206 anos.

A celebração fomenta a economia local e fortalece o segmento do turismo religioso. A previsão é que cerca de 300 mil pessoas passarão pelo município para as festividades, 150 mil delas apenas em 15 de novembro, dia da padroeira.
TURISMO RELIGIOSO – De acordo com a Secretaria de Comunicação de Paranaguá, a festa movimenta a cidade por cerca de 20 dias com a vinda de romeiros de muitas cidades do Paraná e também de outros estados.

Os fiéis que visitam o santuário dedicado à santa também frequentam restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis e outros estabelecimentos, gerando emprego e renda. Os hotéis estão lotados e algumas pessoas recebem devotos em suas casas.
ESTRUTURA – Toda a estrutura do evento é preparada em parceria entre a prefeitura e o Santuário Nossa Senhora do Rocio. A administração municipal oferece parte da estrutura para atender os milhares de romeiros que peregrinam não só no mês de novembro, mas durante todo ano, além da população local. Entre os equipamentos fornecidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo estão o palco e a sonorização para shows.

LUGAR SAGRADO

O tema escolhido nesse ano para as festividades é “Rocio, lugar sagrado dos paranaenses”. Segundo o reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves, a intenção é aproximar as demais cidades do Paraná.

“Nós queremos envolver o Estado todo nessa devoção, já que temos a graça de ter Maria como padroeira do Estado do Paraná. Todos os prefeitos do Estado foram convidados a marcar presença nas festividades e também a incentivar suas populações a virem até Paranaguá”.

Procissões marítimas e terrestres veneram a Santa

HISTÓRIA – O padre Dirso explica que a devoção a Nossa Senhora do Rocio surgiu em 1648, quando Paranaguá ainda era um grupo de pescadores que vivia na baía da cidade. Durante uma pescaria, a imagem da santa foi encontrada e levada por um dos pescadores para casa. Lá, ele, seus familiares, amigos e vizinhos iniciaram orações perante a imagem por perceberem que se tratava de algo sagrado e, a partir daí, obtiveram conquistas.

“Começaram a alcançar graças. Uma delas foi a pesca, que já aconteceu ali nos primeiros dias, e também a cura de uma peste que estava assolando a vida das famílias naquela época”, conta o padre. “Aqui nessa região tudo é atribuído a Nossa Senhora, que recebeu o nome de Nossa Senhora do Rocio. A partir daí, a devoção se espalhou por esses quase 400 anos, não só no Paraná mas no Brasil todo”.
PADROEIRA – Com fiéis já espalhados pelo Paraná e em diversas regiões do Brasil, em 1977 um grupo de bispos se reuniu e solicitou ao Papa Paulo VI, no Vaticano, que a Santa fosse declarada padroeira do Paraná, pedido que foi atendido pelo Pontífice.

Ao retornar de Roma, o grupo conseguiu junto aos deputados estaduais um projeto de lei que decretasse esse título a Nossa Senhora do Rocio. O projeto foi aprovado por unanimidade e a lei foi sancionada pelo então governador Jayme Canet.

Anúncio

Paranaguá

Dupla armada com pistola assalta casal no Centro Histórico

Bandidos levaram uma bicicleta e dois celulares dos jovens

Publicado

no

Por

Na noite de terça-feira, 29, um jovem de 19 anos e uma adolescente de 16 passaram por uma situação assustadora no Centro Histórico de Paranaguá, onde foram vítimas de um assalto à mão armada.

Por volta das 19h, o casal acionou a Polícia Militar relatando que foi abordado por dois homens, um dos quais estava portando uma pistola. Ameaçados, os jovens relataram que os criminosos, vestidos com roupas escuras, anunciaram o assalto e levaram uma bicicleta cinza e dois celulares.

Os assaltantes conseguiram fugir rapidamente em direção desconhecida. Os policiais militares que se dirigiram ao local imediatamente iniciaram buscas na região mas os suspeitos não foram encontrados.

Continuar Lendo

Paranaguá

Identificado rapaz morto a tiros na Vila Garcia

Vítima foi surpreendida pelos atiradores no início da tarde desta terça-feira

Publicado

no

Por

Foi identificado oficialmente o rapaz executado a tiros, na tarde desta terça-feira (29), na vila Garcia, em Paranaguá.
Vitor Hugo da Silva Gonçalves (FOTO), de 19 anos, foi surpreendido pelos atiradores próximo à unidade de Saúde do bairro, na Rua Subtenente Onofre Moreira da Rocha.

Atingido, ela saiu do carro em que estava e tentou fugir a pé, mas os atiradores – que estavam em um automóvel GM Corsa hatch – foram atrás e, após o jovem cair no chão, saíram do carro e o executaram.

O assassinato – o 61º ocorrido este ano na cidade – deixou os moradores atônitos, já que foi efetivado no início da tarde, sem que os pistoleiros se importassem com o anonimato.

O corpo de Vitor Hugo da Silva Gonçalves foi encaminhado ao Necrotério da Polícia Civil para exames complementares. A princípio, ele foi atingido por seis disparos.

CARRO FURTADOO Corsa utilizado pelos criminosos havia sido furtado no domingo (27) na cidade de Antonina. A informação foi repassada ao Agora Litoral após live feita do local do crime. O carro foi encontrado abandonado na Rua Etuzy Takayama, no Parque São João, com uma marca de tiro na lateral e sangue no interior, o que indica que um dos criminosos tenha sido atingido por um tiro.O tiro provavelmente foi disparado por um Guarda Civil Municipal à paisana que presenciou parte da ação criminosa e atirou contra os indivíduos que mataram o rapaz, cuja esposa está grávida. Até o fechamento desta reportagem os autores do brutal assassinato não haviam sido encontrados.

VEJA TAMBÉM

Adolescente é perseguida e ameaçada de estupro após descer de ônibus em Paranaguá

Anúncio
Continuar Lendo

Paranaguá

Moça é presa pela PM com maconha e cocaína na Ilha dos Valadares

Na ação, outro rapaz também foi detido

Publicado

no

Por

No início da tarde de sábado, 26, uma ação da Patrulha Costeira do 9º Batalhão culminou na prisão de uma jovem de 22 anos, identificada como Kewillyn Cristina de Freitas Santos, por envolvimento com o tráfico de drogas na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. Durante a ação, foram apreendidas porções de maconha e cocaína, e um rapaz também foi detido.

Conforme relata o boletim de ocorrência, tudo começou por volta das 12h30 durante um patrulhamento na Vila Nova. Ao tentarem abordar dois indivíduos em frente a uma residência, os policiais perceberam que um deles, de 18 anos, fugiu e se escondeu em uma casa vizinha.

A proprietária do imóvel permitiu a entrada dos policiais, que localizaram o suspeito escondido em um quarto. Questionado sobre sua fuga, ele explicou que estava consumindo maconha e temia ser abordado pela polícia e por isso invadiu o imóvel. Durante as diligências subsequentes, os policiais encontraram Kewillyn, que confessou possuir 16 buchas de cocaína em seu bolso e indicou a presença de maconha na cozinha de sua residência.

Os militares se dirigiram até a casa da jovem e descobriram mais entorpecentes. Ela ainda revelou ter vínculos com uma facção criminosa. Diante das evidências coletadas, tanto a jovem quanto o rapaz foram encaminhados à Delegacia Cidadã de Paranaguá para que fossem tomadas as providências legais necessárias.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.