Paranaguá
Prefeitura de Paranaguá entrega Hospital de Campanha
Local conta com leitos de enfermaria e será referência para atendimentos de casos de Covid-19
Foi entregue no início da tarde desta sexta-feira (18), o Hospital de Campanha para atendimento de pessoas com suspeita ou confirmadas de Covid-19. O espaço conta inicialmente com 10 leitos de enfermaria e pode ser ampliado para 30, caso haja a necessidade.
Além disso, a unidade conta com consultórios, triagem, recepção, sala de coleta de exames, entre outros espaços aptos para atendimento dos pacientes e equipe médica.
O local agora é de referência para atendimentos relacionados a Covid-19 em Paranaguá e realizará também os exames de pacientes com suspeita da doença.
Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Paranaguá tem tomado diversas medidas para evitar a disseminação do vírus na cidade, por outro lado, sempre agiu para atender da melhor forma possível os pacientes.
“É importante lembrar que o maior número de pessoas que precisarão de internamentos será em leitos de enfermaria, por isso, contar com um hospital de campanha é relevante. Temos em Paranaguá o Hospital Regional do Litoral que é referência na região para casos de Covid-19, mas atende as sete cidades por se tratar de uma casa hospitalar estadual. O nosso hospital de campanha será relevante para desafogar o Regional caso necessário”, explica a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.
Toda a readequação que está sendo executada é pensada para utilização como hospital de campanha, mas também para que depois deste episódio, haja uma melhoria no atendimento que já era realizado no local.
O Hospital de Campanha está localizado no Centro de Diagnóstico João Paulo II, no antigo espaço que abrigava o centro de reabilitação.
Todos os detalhes foram pensados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde composta por engenheiros e demais profissionais.
O ambiente foi adequado, conta com entrada separada e não afetará o funcionamento diário do Centro de Diagnóstico João Paulo II.
“O local foi escolhido pela facilidade de acesso de unidades móveis de urgência, área para leitos em número suficiente e em espaços não segmentados, existência de sanitários de barreira para não expor os profissionais e pacientes a risco, além da existência de toda a estrutura de apoio, como postos de enfermagem, sanitários adaptados para acesso a cadeira de rodas, consultórios com pontos de água, espaços para conforto dos profissionais, entre outros”, detalha o engenheiro Dhiogo Mantovani Scomasson, superintendente de Manutenção Civil e Infraestrutura da Secretaria Municipal de Saúde.
Caso haja necessidade, o hospital conta com uma ambulância exclusiva para atendimentos de casos da Covid-19 e estará pronto para atender pacientes em razão dos profissionais capacitados.
O diretor médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), João Cláudio Campos Pereira, destaca a importância da unidade.
“No meu ponto de vista técnico, com essa unidade Paranaguá poderá dar à sua população o tratamento adequado. Me surpreendi com a estrutura montada para atender aos pacientes com monitores, leitos específicos, leito de isolamento, área de descontaminação, entre outros. São coisas que não conseguimos ver muito em outras cidades”, avalia o médico.
“Parabenizamos a Prefeitura de Paranaguá por todas as ações que tem tomado na prevenção e combate a Covid-19, mas precisamos também da conscientização de toda a população para que usem máscara, mantenham o distanciamento para que possamos de mãos dadas vencer essa batalha”, salienta o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva.
O diretor da 1ª Regional de Saúde, José Carlos Abreu enalteceu a união dos municípios litorâneos no combate e na prevenção ao coronavírus e ressaltou a qualidade e relevância do Hospital de Campanha em Paranaguá. Ele ressalta ainda que protocolos de atendimentos entre o Hospital Regional do Litoral e a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Hospital de Campanha podem ser estudados.
“Esperamos que não haja necessidade da utilização dos leitos, mas se necessário, Paranaguá se adiantou e poderá auxiliar o Hospital Regional com leitos de enfermaria. Agradecemos o empenho e iniciativa da Prefeitura de Paranaguá”, enfatiza.
Todas as adequações no espaço ocorreram com recursos próprios do município. Enquanto isso, empresas portuárias também fizeram a doação de equipamentos e insumos.
Participaram da solenidade, os vereadores Thiago Kutz, Nilo Monteiro e Fábio Santos; o consultor nacional para emergência da Organização Panamericana da Saúde, Rafael Gomes França; representando a Secretaria de Estado da Saúde, Cesar Verona; representando as empresas portuárias que realizaram a doação de equipamentos e insumos, Thérbio Castro da Silva, entre outras autoridades.
Paranaguá
Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277
Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu
Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.
Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.
A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.
O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.
Paranaguá
Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres
Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso
Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.
O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.
Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.
As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.
Paranaguá
ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”
Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina
Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.
A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.
O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.
ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.
Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.
Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.