Paranaguá
Prefeitura alerta para os cuidados com a leptospirose
ZOONOSE É CAUSADA POR BACTÉRIA PRESENTE NA URINA DE RATOS
Agora Litoral
O verão chegou e com ele o clima mais abafado e as fortes chuvas. A Vigilância em Saúde – Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, orienta sobre os cuidados com a leptospirose em especial neste período.
“A leptospirose é uma zoonose causada pela bactéria Leptospira, presente na urina principalmente de ratos, incluindo as ratazanas, que com as chuvas, se mistura à água de valetas, lama, lagoas, cavas e até mesmo nos locais com formação de alagamentos”, informa a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.
A penetração da bactéria ocorre através da pele com pequenos ferimentos ou lesões na pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através das mucosas. A doença pode levar à morte se não for tratada de modo correto e precoce.
SINTOMAS
A secretária alerta que os primeiros sintomas da doença são febre alta, mal estar, dores de cabeça constantes e intensas, dores pelo corpo, principalmente na panturrilha, cansaço e calafrios. “Também são frequentes dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e desidratação”, orienta.
Em algumas pessoas os sintomas reaparecem após dois dias ou três dias de aparente melhora podendo apresentar hiperemia conjuntival e icterícia rubínica, podendo evoluir para um quadro grave de insuficiência renal, respiratória e hemorrágico.
Os serviços de saúde devem ficar atentos ao diagnóstico diferencial de vírus respiratório (influenza), Hantavirose, Dengue e Febre Amarela. Quadros de insuficiência aguda sem outro diagnóstico.
“Não aconselhamos a utilização de raticidas, produtos químicos como método de prevenção sem orientação de um profissional habilitado, para evitar envenenamento de crianças e de animais domésticos”, ressalta Lígia Regina.
CUIDADOS IMPORTANTES
* Não jogar lixo ou objetos nos rios e bueiros. Isso represa as águas e com a chuva podem causar enchentes;
* Guardar os alimentos em lugares secos e dentro de recipientes fechados;
* Não usar água de poço ou reservatório inundado, antes da desinfecção;
* Lavar e desinfetar utensílios e caixa de água;
* Filtrar e ferver por 15 minutos a água para consumo ou usar hipoclorito de sódio a 2,5% (2 gotas para cada litro de água) e esperar no mínimo 15 minutos antes de consumir;
* Não brincar ou nadar em lagos, cavas e córregos nem nas águas de enchente;
* Evitar contato com água e lama, usando sempre botas e luvas de borracha, ou sacos plásticos nos pés e braços;
* Inutilizar alimentos naturais ou preparados assim como medicamentos que entraram em contato com água da enchente;
* Manter os quintais sempre limpos evitando acumular entulhos.
Da PMP
Paranaguá
Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277
Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu
Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.
Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.
A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.
O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.
Paranaguá
Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres
Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso
Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.
O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.
Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.
As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.
Paranaguá
ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”
Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina
Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.
A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.
O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.
ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.
Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.
Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.