Notícias
Lentidão em atendimento na UPA revolta pacientes em Paranaguá
Barraco ocorreu nesta quinta-feira (02). Episódio quase virou caso de polícia.
Paranaguá, PR
Agora Litoral
A inquietação de esperar horas para serem atendidos, levou alguns pacientes a promoverem uma revolta na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá nesta quinta-feira (1º). Segundo relato de testemunhas, algumas pessoas já estavam no local há mais de quatro horas sem que fossem avaliadas e medicadas.
Uma delas, que chamaremos de “D” para que não sofra represálias, estava com o filho esperando atendimento por mais de duas horas, mas teria se compadecido por outro menor, que chorava o tempo todo com dor de ouvido, e que estaria no local por quase cinco horas. Ao reclamar para que a criança fosse atendida, teria sido tratada de forma grosseira por uma atendente.
Foi o que bastou para o tumulto começar. “D” fez um “barraco”, chegou a ligar para a Polícia Militar, mas teria sido informada que, primeiro, teria que registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. A confusão foi tamanha que até a Guarda Civil Municipal foi chamada para acalmar os ânimos.
Inconformada pela demora no atendimento, “D” utilizou as redes sociais para desabafar. Publicou dois áudios relatando o ocorrido. O Agora Litoral entrou em contato com ela e confirmou a veracidade das gravações.
Ouça aqui:
NOTA OFICIAL
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) prestou esclarecimentos sobre a manifestação de populares em relação ao atendimento da UPA na tarde desta quinta-feira.
Disse que os quatro médicos plantonistas escalados estavam presentes e atendendo e que a lentidão ocorreu em virtude do grande número de emergências trazidas pela equipe do Samu nesta quinta-feira. “Neste caso estes pacientes devem ter atendimento imediato, por correrem risco de morte”, observou a nota de esclarecimento.
“A garantia é que todos que estão no UPA serão atendidos, indistintamente. Entretanto, os casos mais urgentes têm prioridade máxima. Há registro de que há pessoas que foram levar crianças com assadura no pronto atendimento para consulta médica, ou ainda troca de receitas e até atestado médico. São situações em que não se configura emergência e elas deveriam procurar uma unidade básica perto de casa”, continuou o esclarecimento.
A Semsap também lamentou que tenha ocorrido tumulto e lembrou que invasão de repartição pública é crime e para tanto pode haver responsabilização de quem praticar este ato. Ainda segundo a nota oficial, filmagens das câmeras de segurança do local serão utilizadas para solicitar o indiciamento dessas pessoas. “Houve a invasão do espaço, colocando em risco a vida de pacientes em estado crítico que estavam tendo atendimento na sala de emergência.”
O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, igualmente avisou que não será ‘complacente com nenhuma conduta criminosa’. “Temos grande número de casos de emergência vindos de ambulâncias pelo Samu hoje (quinta), que tem prioridade no atendimento em virtude do grau de risco. Precisamos da compreensão e a colaboração da população, pelo que estamos trabalhando para recuperar longos anos de descaso com a saúde pública em nossa cidade”, salientou o secretário.
Por último, o secretário de Saúde de Paranaguá lembrou que os cidadãos que não estiverem satisfeitos com o atendimento em qualquer serviço de saúde de Paranaguá podem procurar a Ouvidoria da Semsap para registrar sua reclamação, para que providências possam ser tomadas formalmente. O atendimento da Ouvidoria é feito na sede da secretaria, na avenida Gabriel de Lara, próximo ao posto Paranaguá. Ou ainda pelo telefone 3420-2831.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.