Paranaguá
Comunidade se emociona com revitalização da Costa e Silva
“Um momento histórico”, definiu o prefeito Marcelo Roque
A entrega da revitalização da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, na sexta-feira (29) foi marcada pela emoção. Autoridades, alunos, familiares e moradores do bairro Rocio foram ver de perto a transformação feita no prédio, que até o início do ano era um grande problema para a região.
O evento teve bênção do bispo diocesano de Paranaguá, Dom Edmar Peron, que estava acompanhado da imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paranaguá. Também houve homenagens de professores e alunos e ação de graças, com cântico entoado por coral. Ex-diretoras e equipe da escola também receberam agradecimentos.
ANIVERSARIANTE DO DIA
Ao final da cerimônia o prefeito Marcelo Roque foi homenageado com parabéns, pelo aniversário completado nesta sexta-feira, ao lado da primeira-dama, Amanda, e dos filhos, Bryan e Brenda, que conduziram um bolo gigante para comemorar. Estiveram presentes também os vereadores Waldir Leite (presidente da Câmara Municipal), Fábio Santos, Nilo Ribeiro Monteiro, Sargento Orley, Tucano, Alex Alves e Edu.
MOMENTO HISTÓRICO
O prefeito Marcelo Roque ficou bastante emocionado com as homenagens. Em discurso, antes, ele lembrou que em 2017, quando assumiu a Prefeitura, falou que não queria entrar para a história da cidade como um prefeito que fechou uma escola, que tirou o ensino de uma região tão importante.
“Essa é uma das obras mais importantes da nossa gestão. É um momento histórico para o bairro do Rocio. A entrega da Escola Costa e Silva representa bastante para a comunidade e estamos muito satisfeitos, enquanto administradores públicos, de proporcionar este momento”, declarou Marcelo Roque.
Ao falar sobre o fechamento o prefeito se referiu a uma notícia de que a Escola Municipal Costa e Silva poderia encerrar as atividades, na gestão anterior, que gerou mobilização popular. A diminuição do número de alunos no bairro Rocio foi a justificativa para a frustrada tentativa. Sabia-se que seria um retrocesso e uma falta de respeito com aqueles que estudaram naquele educandário.
O tempo passou e ainda na campanha eleitoral, em 2016, o então candidato Marcelo Roque comprometeu-se, caso eleito, em entregar a Escola Costa e Silva novamente à comunidade, já que as aulas no espaço tinham sido interrompidas e os alunos transferidos para escolas das redondezas, como a Randolfo Arzua.
Em 2017 ela já estava com o prédio inativo e as portas fechadas, havia muitos problemas estruturais que provocavam infiltrações e alagamentos, comprometendo assim a segurança dos alunos e funcionários que resistissem em usufruir do espaço insalubre.
Foi aí que começou uma verdadeira odisseia que terminou nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, com o espaço sendo reinaugurado e colocado à disposição da comunidade novamente. A Escola Municipal Presidente Costa e Silva volta renovada, pronta para enfrentar anos e anos com a missão de ser testemunha do avanço de crianças na busca pelo conhecimento.
UNIÃO DE ESFORÇOS
A união de esforços entre os anseios do poder público, dos moradores da região e dos pais de alunos e servidores que atuam na escola foi determinante para que a reforma acontecesse. Em março de 2019 foi assinada a ordem de serviço para que a obra iniciasse, mas vários obstáculos tiveram que ser vencidos antes disso.
Houve necessidade de contratar uma empresa especializada para fazer estudos que solucionassem problemas de dimensionamento iniciais da obra, construída em 1973, que provocavam deflexões (deformações) nas vigas de sustentação das lajes.
Era necessário não fechar os olhos para o problema, lembrou o prefeito Marcelo Roque. “Não podíamos simplesmente fechar uma escola tão importante, porque tem alunos que pretendem estudar nela, e não são poucos. Temos muita responsabilidade para com o erário e com nossa comunidade”, frisou o prefeito.
Os vereadores Waldir Leite e Edu estudaram na Escola Costa e Silva quando crianças e lembraram com nostalgia dos momentos em que passaram no prédio. “Estamos muito felizes por esse momento, por ver que o orçamento que aprovamos lá na Câmara está sendo muito bem aplicado”, afirmou o presidente. “Esta é uma situação muito especial. Acompanhei a inauguração desta escola e não imaginava que a vida me preservaria este momento”, completou Edu.
AGRADECIMENTOS
A comunidade escolar é só elogios pela conquista. Ter um espaço renovado para trabalhar e estudar está motivando tanto professores, outros servidores, pais e alunos. “Muito obrigado, prefeito, por ter reformado nossa escola e dar um ambiente melhor para nós estudarmos”, agradeceu a estudante Maria Eduarda de Oliveira dos Santos, de 11 anos, que cursa o 5.º ano.
A diretora da escola, Lisneide Zattar, que é ex-aluna, fez um agradecimento emocionado a todos os que de alguma forma contribuíram para que a revitalização fosse possível. “É com muita satisfação que hoje reinauguramos a nossa belíssima escola. Ninguém acreditava que isso fosse possível, mas nosso prefeito Marcelo Roque, junto com a secretária Vandecy, realizaram esse sonho”, comemorou a professora, que aproveitou para agradecer publicamente a diretora da Escola Randolfo Arzua, Nirlane Modesto. “Eles nos receberam com muito carinho e apreço, dividindo seu espaço conosco e foi uma parceira grande para nossa escola”, comentou.
Janice Matoso Correia, presidente da Associação de Pais e Professores da escola, também foi só elogios. “Prefeito, queria agradecer de coração, muito mesmo, porque foi um grande investimento que o senhor fez. Por mais que [o Rocio] seja um local com poucas famílias, muitos filhos de trabalhadores vão ocupar essa escola e deixar filhos, por ser integral ainda. Agradeço muito”, relatou a representante.
A professora Claudina Cristina Dias Godoi tem uma relação de carinho para com a escola. Ela estudou no espaço quando criança e dá aulas lá desde 2003. “A palavra que resume é gratidão, porque ele (o prefeito Marcelo Roque) cumpriu o que nos prometeu. A gente sabe que foi uma luta e tanto”, destacou a educadora. “Só temos a agradecer, principalmente ao prefeito, que se empenhou, junto com os secretários, para que a escola esteja como está agora. A estrutura está maravilhosa, uma escola de primeiro mundo”, afirmou o agente operacional Moacir Batista Cordeiro Filho.
DETALHES DA REVITALIZAÇÃO
A Prefeitura de Paranaguá investiu R$ 2,5 milhões para revitalização do prédio da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, que contempla uma área de 1.800 metros quadrados. São 7 salas de aula, 1 para recursos, 1 auditório, 3 para o pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), 1 biblioteca, 1 laboratório de informática, 1 sala multimeio, 1 almoxarifado, 1 refeitório, 1 pátio amplo, 1 quadra e parque, 1 secretaria, 1 sala para equipe pedagógica, 1 sala de atendimento e área verde. Serão beneficiados 136 alunos ainda em 2019 e uma média de 150 no próximo ano. O espaço terá ainda Educação de Jovens e Adultos e duas salas que serão usadas pela Guarda Civil Municipal.
Paranaguá
Dupla armada com pistola assalta casal no Centro Histórico
Bandidos levaram uma bicicleta e dois celulares dos jovens
Na noite de terça-feira, 29, um jovem de 19 anos e uma adolescente de 16 passaram por uma situação assustadora no Centro Histórico de Paranaguá, onde foram vítimas de um assalto à mão armada.
Por volta das 19h, o casal acionou a Polícia Militar relatando que foi abordado por dois homens, um dos quais estava portando uma pistola. Ameaçados, os jovens relataram que os criminosos, vestidos com roupas escuras, anunciaram o assalto e levaram uma bicicleta cinza e dois celulares.
Os assaltantes conseguiram fugir rapidamente em direção desconhecida. Os policiais militares que se dirigiram ao local imediatamente iniciaram buscas na região mas os suspeitos não foram encontrados.
Paranaguá
Identificado rapaz morto a tiros na Vila Garcia
Vítima foi surpreendida pelos atiradores no início da tarde desta terça-feira
Foi identificado oficialmente o rapaz executado a tiros, na tarde desta terça-feira (29), na vila Garcia, em Paranaguá.
Vitor Hugo da Silva Gonçalves (FOTO), de 19 anos, foi surpreendido pelos atiradores próximo à unidade de Saúde do bairro, na Rua Subtenente Onofre Moreira da Rocha.
Atingido, ela saiu do carro em que estava e tentou fugir a pé, mas os atiradores – que estavam em um automóvel GM Corsa hatch – foram atrás e, após o jovem cair no chão, saíram do carro e o executaram.
O assassinato – o 61º ocorrido este ano na cidade – deixou os moradores atônitos, já que foi efetivado no início da tarde, sem que os pistoleiros se importassem com o anonimato.
O corpo de Vitor Hugo da Silva Gonçalves foi encaminhado ao Necrotério da Polícia Civil para exames complementares. A princípio, ele foi atingido por seis disparos.
CARRO FURTADOO Corsa utilizado pelos criminosos havia sido furtado no domingo (27) na cidade de Antonina. A informação foi repassada ao Agora Litoral após live feita do local do crime. O carro foi encontrado abandonado na Rua Etuzy Takayama, no Parque São João, com uma marca de tiro na lateral e sangue no interior, o que indica que um dos criminosos tenha sido atingido por um tiro.O tiro provavelmente foi disparado por um Guarda Civil Municipal à paisana que presenciou parte da ação criminosa e atirou contra os indivíduos que mataram o rapaz, cuja esposa está grávida. Até o fechamento desta reportagem os autores do brutal assassinato não haviam sido encontrados.
VEJA TAMBÉM
Adolescente é perseguida e ameaçada de estupro após descer de ônibus em Paranaguá
Paranaguá
Moça é presa pela PM com maconha e cocaína na Ilha dos Valadares
Na ação, outro rapaz também foi detido
No início da tarde de sábado, 26, uma ação da Patrulha Costeira do 9º Batalhão culminou na prisão de uma jovem de 22 anos, identificada como Kewillyn Cristina de Freitas Santos, por envolvimento com o tráfico de drogas na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. Durante a ação, foram apreendidas porções de maconha e cocaína, e um rapaz também foi detido.
Conforme relata o boletim de ocorrência, tudo começou por volta das 12h30 durante um patrulhamento na Vila Nova. Ao tentarem abordar dois indivíduos em frente a uma residência, os policiais perceberam que um deles, de 18 anos, fugiu e se escondeu em uma casa vizinha.
A proprietária do imóvel permitiu a entrada dos policiais, que localizaram o suspeito escondido em um quarto. Questionado sobre sua fuga, ele explicou que estava consumindo maconha e temia ser abordado pela polícia e por isso invadiu o imóvel. Durante as diligências subsequentes, os policiais encontraram Kewillyn, que confessou possuir 16 buchas de cocaína em seu bolso e indicou a presença de maconha na cozinha de sua residência.
Os militares se dirigiram até a casa da jovem e descobriram mais entorpecentes. Ela ainda revelou ter vínculos com uma facção criminosa. Diante das evidências coletadas, tanto a jovem quanto o rapaz foram encaminhados à Delegacia Cidadã de Paranaguá para que fossem tomadas as providências legais necessárias.