Ligue-se a nós

Paranaguá

Campanha para detecção de HIV é realizada no Hospital João Paulo II

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS É NESSE SÁBADO

Publicado

no

Agora Litoral
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), responsável pela detecção e tratamento de pacientes com HIV/Aids em Paranaguá, está realizando desde o início desta semana ação preventiva para conseguir aumentar o número de testes rápidos, que são oferecidos no Hospital João Paulo II, localizado no bairro Vila Divinéia. Todos os esforços da equipe estão concentrados também no combate à discriminação, o que acaba gerando obstáculos para a prevenção, detecção, tratamento e o cuido com a doença.

O trabalho ocorre também porque neste sábado (1) é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Até o dia 4 a psicóloga Cláudia Michelon vai percorrer as unidades básicas e se reunir com as equipes de saúde para uma sensibilização sobre o tema, com objetivo de atingir as populações mais vulneráveis em Paranaguá.

“Todos os esforços no enfrentamento do HIV são prejudicados pelo estigma, o que faz com que muitas pessoas tenham medo de procurar o serviço, informações ou métodos de reduzir a infecção”, justifica a coordenadora do CTA, a enfermeira Carla Neri. Segundo ela, em Paranaguá há 4.620 pacientes cadastrados no serviço. Os números incluem os que estão em tratamento ou abandonaram, transferências, vivos, crianças e também os mortos.

Por muitos anos Paranaguá figurou no cenário nacional como 7.º lugar no ranking de incidência de casos de HIV. Com os serviços realizados pela equipe do CTA essa realidade foi mudando e atualmente a cidade está na posição de número 50, no período de 2013 a 2107. Entre os anos de 2012 a 2016 estava em 32.º lugar.

“Felizmente conseguimos avançar bastante e hoje estamos numa posição mais confortável em relação ao HIV. Entretanto, isso não é motivo para relaxarmos. Peço à nossa população que procure o CTA, no Hospital João Paulo II, até o dia 4, para realizar o exame, o que é muito importante para iniciar o tratamento, em caso de ser positivo, e ainda eliminar o risco de transmissão para outras pessoas”, orienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Anúncio

O atendimento da equipe do CTA ocorre no período da manhã e da tarde, das 8h às 11h e das 13h às 15h. E também à noite, das 18h às 21h. Para realizar o exame é importante que o cidadão apresente documento com foto. “Saber se está infectado é muito importante e determinante para a qualidade de vida do paciente. Por isso focamos na testagem. Estamos à disposição de todos e faremos o melhor acolhimento possível em nossa estrutura, que conta, inclusive, com acompanhamento psicológico”, declarou Carla Neri.

EVOLUÇÃO
Em 2018 completa-se 30 anos de Dia Mundial de Luta contra a Aids. Neste período houve a garantia de tratamento para todos, reduzindo assim em 16% os casos de óbitos pela doença, nos últimos 4 anos. Até setembro de 2018 um total de 585 mil pessoas com HIV/Aids estavam em tratamento no país.

O Brasil é referência mundial em relação ao tratamento contra o HIV/Aids e 87% dos pacientes usam Dolutegravir, um dos melhores antirretrovirais do mundo, o que aumenta em 42% a chance de indetecção viral. Após 3 meses de uso do remédio 87% das pessoas infectadas já apresentam carga viral inferir a 50 cópias/ml.

O trabalho também inclui as gestantes. Com a detecção e tratamento há redução de infecção em crianças expostas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente 73% das novas infecções de HIV ocorrem no sexo masculino, na faixa etária de 15 a 39 anos. “Nossa equipe continua buscando a prevenção, distribuindo preservativos e dando orientações em eventos e entidades de Paranaguá. Prevenção é sempre o melhor remédio”, completou o coordenador de Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Xavier.

Fonte PMP
Anúncio

Paranaguá

Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277

Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu

Publicado

no

Por

Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.

Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.

A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.

O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.

Continuar Lendo

Paranaguá

Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres

Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso

Publicado

no

Por

Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.

O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.

Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.

As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.

Continuar Lendo

Paranaguá

ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”

Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina

Publicado

no

Por

Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.

A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.

O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.

ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.

Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.

Anúncio

Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.