Paranaguá
Barreira epidemiológica inibe disseminação da Covid-19
Cidade representa apenas 1,29% dos casos da doença no Estado.
Com 64 casos confirmados de Covid-19 até a quarta-feira (3), Paranaguá tem conseguido manter o controle e evitar o aumento desenfreado dos casos por meio de barreira epidemiológica realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde que conta, na retaguarda, com as demais secretarias municipais como Segurança, Urbanismo e Serviços Urbanos na fiscalização.
Dados divulgados pelo site “Covid-19 Brasil”, alimentado pelo Laboratório de Inteligência em Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligado à Universidade de São Paulo (USP), traz, entre outros tópicos, o monitoramento de casos pela doença em todo o país.
No Paraná, Curitiba lidera a ocorrência de casos da doença: até esta quarta-feira, 3, a cidade com 1.765 milhão de habitantes contabilizava 1.005 positivados. Isso representa 20,5% dos casos registrados no Estado. Cascavel tem pouco mais de 328 mil habitantes e aparece em segundo, com 460 casos de Covid-19, um percentual de 9,39%.
Por seu número populacional (cerca de 154 mil) e 64 casos, Paranaguá representa 1,29% dos casos no Estado. Número menor que cidades menos populosas como é o caso de Paranavaí (cerca de 88 mil habitantes) e 95 casos da doença – um percentual de 1,94%. Cianorte tem uma população de aproximadamente 82 mil pessoas e 82 casos de Covid-19, um percentual de 1,78%.
Cidades com número populacional semelhantes ao de Paranaguá se assemelham à realidade da cidade litorânea. Este é o caso de Araucária, com cerca de 143 mil habitantes, 63 casos da doença até segunda-feira (1º), e que mantém a mesma porcentagem de Paranaguá: 1,29%.
“O trabalho da equipe de Epidemiologia tem sido muito importante nas ações de controle. A barreira epidemiológica tem nos permitido cercar os casos e não deixar que a disseminação do vírus ocorra de maneira desenfreada. Todos os casos positivados são acompanhados pela equipe. É realizado um trabalho de identificação dos contatos desses pacientes que, por sua vez, também são testados e observados, minimizando assim o risco de contágio de outras pessoas”, explica o coordenador da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, Gianfrank Tambosetti.
OUTRAS MEDIDAS
Além da barreira epidemiológica, outras medidas têm sido enfatizadas no município por meio de decretos que determinam a utilização de máscara por toda a população, higienização dos ambientes, fechamento de praças e parques, toque de recolher, distanciamento social e recomendações de permanência em casa para pessoas com doenças crônicas, maiores de 60 anos de idade e menores de 12 anos.
Sanitização de ruas, praças, unidades de saúde, passarela para a Ilha dos Valadares, entre outros espaços também têm ocorrido como medida de prevenção.
“Nossa mensagem para a população sempre é para que usem máscara, higienizem as mãos, evitem aglomerações, mantenham o distanciamento social e sempre que possível, fiquem em casa”, recomenda Gianfrank Tambosetti.
Da PMP
Paranaguá
Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277
Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu
Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.
Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.
A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.
O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.
Paranaguá
Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres
Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso
Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.
O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.
Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.
As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.
Paranaguá
ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”
Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina
Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.
A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.
O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.
ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.
Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.
Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.