Paranaguá
Ações de combate à febre amarela serão intensificadas na zona rural
REGIÕES DE MATA ESTÃO NO FOCO DA SECRETARIA DE SAÚDE
Agora Litoral
A Secretaria Municipal de Saúde está focando ações de combate à febre amarela na zona rural de Paranaguá. Em Alexandra, colônias, ilhas e comunidades marítimas a vacinação está sendo intensificada desde a semana passada, por serem regiões de mata.
Em uma semana foram imunizadas em Paranaguá 5.186 pessoas, conforme dados do Departamento de Epidemiologia divulgados nesta quinta-feira (31). Somente na quarta-feira passada, foram aplicadas 1.195 doses. As unidades de saúde estão bastante movimentadas nos últimos dias, principalmente após a confirmação de um paciente com a doença, que é de Antonina e está internado no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, desde a última segunda-feira.
Agentes comunitários de saúde estão repassando orientações aos moradores dessas localidades rurais e fazendo a busca ativa de quem não foi imunizado. Também estão levantando as informações de quem já se vacinou para incluir em sistema do Ministério de Saúde.
Nesta quinta-feira (31), técnicos da Secretaria de Estado da Saúde fizeram reunião com profissionais de Paranaguá. O encontro foi no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e teve a presença da secretária Lígia Regina de Campos Cordeiro, que afirmou que a cidade está mobilizada para vacinar a população. “O prefeito Marcelo Roque determinou que tomássemos todas as providências para que nossa população fique protegida contra a febre amarela”, comentou a secretária.
Alguns cuidados extras são necessários para quem não tomou a vacina ou que foi imunizado da semana passada para cá, já que a proteção ocorre somente 10 dias após a aplicação da dose. É importante usar repelente, colocar telas nas janelas, mosquiteiro na cama ou berço dos bebês. “Lembramos que a vacina é a única forma de prevenir a febre amarela e por isso é importante que a população procure nossas unidades para se proteger o quanto antes”, destacou a secretária.
Entre as medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde assim que houve a suspeita da morte de 3 macacos por febre amarela, em Antonina, estão a intensificação da vacinação. Paranaguá passou a oferecer as doses contra a doença em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 17h, e também nas 7 que funcionam com horário estendido: Alexandra, Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), Jardim Iguaçu, Vila Divinéia, Vila Garcia, Serraria do Rocha e Gabriel de Lara.
Médicos e profissionais de enfermagem passarão por treinamento e haverá também mudanças estruturais que estão sendo providenciadas para melhorar tanto o diagnóstico quanto a assistência aos pacientes, no caso de registro de casos confirmados. “Estamos fazendo todo o planejamento necessário, contando até com a possibilidade de termos casos. Logicamente que não é isso que queremos, mas se acontecer estaremos preparados”, ponderou a secretária Lígia.
Para Fernanda Crosewski, da Divisão de Vigilância no Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, o propósito da reunião era ajudar o município no que fosse necessário. “Estamos aqui para ver como está sendo a estratégia para combater a febre amarela e também atingir a cobertura vacinal desejável”, comentou.
Mesmo fazendo parte da rotina de imunizações, como Paranaguá e a região não eram áreas indicadas para vacina, até o ano passado, não havia registro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). Isso gerou uma deficiência no abastecimento dos dados, o que coloca a cidade com baixa taxa de imunização. “Por isso é importante que os agentes de endemias façam a busca ativa, para termos condições de até mapear a doença, em caso de termos casos positivos, por exemplo. (…) A faixa etária mais descoberta é a entre 15 e 59 anos”, comenta Fernanda.
Da PMP
Paranaguá
Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277
Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu
Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.
Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.
A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.
O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.
Paranaguá
Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres
Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso
Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.
O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.
Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.
As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.
Paranaguá
ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”
Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina
Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.
A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.
O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.
ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.
Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.
Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.