Antonina
Portos do Paraná formam agentes ambientais voluntários
CURSO ACONTECEU NA PONTA DA PITA
Agora Litoral
A empresa pública Portos do Paraná reuniu nesta quarta-feira (25) a comunidade da Ponta da Pita, em Antonina, no litoral do Estado, para o Curso de Agentes Ambientais Voluntários. Dividida em aulas teóricas e práticas, a ação reuniu 50 pessoas na sede da Associação dos Moradores.
As aulas foram sobre prevenção e também como agir em caso de emergência. Foi a primeira vez que a comunidade teve contato com especialistas da área para aprender mais sobre o assunto.
“O objetivo é formar voluntários que tenham conhecimento básico para poder auxiliar no atendimento em caso de uma emergência ambiental, principalmente envolvendo produto oleoso, para atuar na limpeza de praia ou manguezais”, explicou Jaqueline Dittrich, bióloga da diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná.
O mesmo contato acontece em outras comunidades do litoral paranaense e é uma condicionante à licença ambiental de operação dos Portos.
De acordo com André Wolinski, coordenador de operações da Albriggs (empresa contratada pela Portos do Paraná para a defesa ambiental), é importante que pessoas da comunidade estejam preparadas, para que estejam cientes dos riscos envolvidos, quais são as técnicas e como podem agir num caso de acidente, com segurança.
Wolinski lembrou que os voluntários também atuam como uma espécie de vigilantes. “Estão próximos, trabalham no mar, podem ver uma situação antes e reportar aos órgãos corretos. Com conhecimento, essa informação ajuda no atendimento mais ágil e eficaz”, disse.
Para Daiana Aparecida Ribeiro, moradora da Ponta da Pita, o encontro com os especialistas foi instrutivo. “É interessante, mostra bem os fatos, como se preserva e acho muito importante isso”, disse. Ela ressaltou que tem uma preocupação com a conservação da água. “Acho muito importante que a empresa disponha dessa palestra para outras pessoas conhecerem e preservarem mais”.
Bira Rodriguez, presidente da Associação dos Moradores da Ponta da Pita, afirmou que esse tipo de encontro é importante. “Já tivemos acidentes dessa natureza e é importante que eles tenham conhecimento e possam usar. Tomara que não precise, mas que tratem dessa situação com uma melhor qualificação”, finalizou.
Da AEN
Antonina
Motorista morre e carga de caminhão é saqueada na BR-116
Acidente foi na manhã desta quarta-feira (15)
Na manhã desta quarta-feira (15), um caminhão que transportava produtos diversos tombou no quilômetro 18 da BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), em Antonina. O acidente ocorreu por volta das 10h30.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista, de 43 anos, perdeu o controle do veículo em uma curva à esquerda, na pista sentido São Paulo, e morreu no local.
Como o corpo foi ejetado da cabine e o cinto de segurança estava intacto, a suspeita é que, muito provavelmente, a vítima não fazia uso do equipamento no momento do acidente.
Cerca de um terço da carga foi saqueada antes da chegada da PRF. Entre os produtos transportados havia peças automotivas, itens de plástico e guardanapos, entre outros.
Equipes de Perícia e do Instituto Médico Legal (IML) se deslocaram ao local, onde uma das duas faixas foi interditada. As informações são da Polícia Rodoviária Federal. A PRF salientou que a velocidade máxima no local do acidente é 60 km/h.
Antonina
VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO: Rapaz morre após carro que dirigia bater em poste
Foi atendido pelo Siate, mas morreu no hospital
O trânsito fez mais uma vítima no Litoral do Paraná. Desta vez na cidade de Antonina. Um rapaz de 24 anos morreu, na madrugada desta quarta-feira (4), após o carro que dirigia bater violentamente em um poste na Avenida Conde Matarazzo.
O acidente ocorreu no bairro Matarazzo. Felipe Velloso foi atendido no local por socorristas do Siate e encaminhado ao hospital de Antonina, mas não resistiu aos graves ferimentos.
A violência da colisão foi tamanha que o Corsa que Felipe conduzia literalmente abraçou o poste.
O rapaz era muito conhecido na cidade e, segundo informações de grupos do WhatsApp do município, trabalhava na Viação Graciosa.
O corpo foi recolhido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá.
Antonina
Colégio Estadual Moysés Lupion realizará Feira do Conhecimento
Evento incentiva a criatividade e aproxima comunidade da escola
O Colégio Estadual Moysés Lupion, de Antonina, realizará na próxima terça-feira (13), a sua 1ª Feira do Conhecimento. Trata-se de um evento dinâmico, envolvente, que incentiva a criatividade e reflexão dos estudantes da educação pública e aproxima a comunidade da escola.
Segundo o educandário, até o momento 118 trabalhos estão inscritos e quatro salas temáticas prontas para abordar temas como física, matemática, artes, história e divulgar o curso de Formação de Docentes.
A feira contará com oficinas educativas de Realidade Virtual, em parceria com a UFPR LITORAL; Impressão em 3D e cortadora a laser (UNIMAR EAD – Marília-SP); Bioconstrução; Reciclagem de eletrônicos e de programação de jogos digitais.
DESTAQUE
Recentemente o Colégio Moysés Lupion foi premiado com o 1º e 2º lugares na IX Feira de Ciências da UFPR Litoral, na categoria desenvolvimento científico e tecnológico, sendo contemplado com quatro bolsas de iniciação científica para o desenvolvimento de suas pesquisas.