Paranaguá Saneamento leva arte, ciência e tecnologia a escolas públicas da cidade
A Paranaguá Saneamento iniciou esta semana, no dia 15 de setembro, a execução do Projeto Iguapé – A Arte e a Ciência de Sanear, uma iniciativa que leva educação ambiental, conscientiza sobre a importância do saneamento básico e a preservação da água de forma lúdica, utilizando arte, ciência e tecnologia.
A ação que está percorrendo as operações da Iguá por todo o país, chega em Paranaguá para atender 15 escolas do município, com estimativa de público de até 2500 crianças em 10 dias de apresentações.
Baseado na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o Iguapé utiliza a interatividade, experimentos artísticos, recursos de realidade virtual e oficinas práticas para despertar o interesse e tornar o estudante um protagonista na defesa do saneamento e do uso responsável da água.
"O Iguapé é uma oportunidade única de aproximar o saneamento da vida das crianças de uma forma divertida e interativa. Mais do que falar sobre obras e infraestrutura, queremos despertar a consciência de que cada um pode ser protagonista na preservação da água e na construção de uma cidade mais saudável. Esse projeto reforça o nosso compromisso em cuidar de pessoas e de transformar realidades por meio da educação”, afirma o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner A. de Souza Júnior.
Entre os momentos das apresentações está uma aula-show interativa, em que cientistas encenam o percurso da água no planeta e explicam como o saneamento transforma a qualidade de vida das pessoas. Um dos destaques da experiência é a "fórmula da água limpa", um experimento cênico conduzido pelos personagens Dr. Saneamento e Dra. Tratamento, que mostram como a ciência é capaz de recuperar a água poluída e devolvê-la já tratada à natureza.
A apresentação conta com uma experiência imersiva em realidade virtual, permitindo que os participantes "mergulhem" no caminho da água pelos rios, estações de tratamento e sistemas de distribuição. Além disso, oficinas práticas permitem que os alunos experimentem conceitos científicos e expressem suas percepções sobre o tema por meio de ilustrações e atividades lúdicas.
Incentivo à educação sobre saneamento básico e conscientização ambiental nas escolas
O projeto também fortalece o papel dos professores na disseminação do conhecimento sobre saneamento e preservação da água. Para isso, além das apresentações, as escolas que serão palco para o projeto recebem materiais pedagógicos para auxiliar os professores a manterem esse diálogo vivo em sala de aula, com possibilidade de aprofundar o tema e fortalecer ainda mais as vivências em educação ambiental. O projeto também é totalmente acessível, garantindo a participação de alunos com deficiência, com recursos adaptados e orientações prévias para cuidadores e professores.
"Ao levarmos o Iguapé para as escolas públicas de Paranaguá, estamos investindo na formação de novas gerações conscientes e engajadas. Cada experiência vivida pelas crianças, seja na realidade virtual, nas oficinas ou na aula-show, tem o poder de transformar conhecimento em atitude. É assim que fortalecemos a cultura do cuidado com o meio ambiente e deixamos um legado positivo para a comunidade”, reforça Souza Júnior.
O Iguapé reforça o compromisso da Iguá com a educação ambiental, um dos pilares centrais da sua estratégia de Responsabilidade Social. A empresa acredita que a conscientização e a formação de novas gerações são essenciais para a construção de um futuro sustentável.
Escolas Participantes
O Projeto Iguapé realiza a ação nas seguintes escolas na cidade e na Ilha do Mel, conforme cronograma alinhado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.
Semana 1
15/09 – E.M José de Anchieta
16/09 – E. Ml Doutor Aníbal Ribeiro Filho
17/09 – Centro Educacional São Vicente de Paulo "Bom Menino"
18/09 – E. Ml Doutor Aníbal Ribeiro Filho
19/09 – Ilha do Mel: Manhã (Encantadas): EM Campo Teodoro Valentim; CEMEIC Juvelina Neves, CEC Felipe Valentim
Tarde (Brasília): CMEIC Maria de Paula Gonçalves, Escola Municipal do Campo, CEC Lucy Requião de Melo.
Semana 2
22/09 – E. E. Bento Munhoz da Rocha Neto
23/09 – E.M Nayá Castilho
24/09 – E.M Professora Edinéa Marize Marques Garcia
25/09 – E. M. Francisca Pessoa Mendes
26/09 - E.M Nascimento Júnior
Qual é a sua reação?






