Prefeitura entrega praça revitalizada no Largo Cônego Alcindino e avança na requalificação do Centro Histórico

Espaço em frente ao Banco Santander foi transformado em área de lazer e convivência, com melhorias na mobilidade, segurança e paisagismo.

dezembro 17, 2025 - 08:11
 0
Prefeitura entrega praça revitalizada no Largo Cônego Alcindino e avança na requalificação do Centro Histórico

A Prefeitura de Paranaguá entregou, na segunda-feira, dia 15, a nova praça do Largo Cônego Alcindino, no Centro Histórico, em frente à agência do Banco Santander. O espaço, antes marcado por conflitos no trânsito e baixa permanência de pedestres, foi completamente revitalizado e passa a integrar o conjunto de ações da gestão municipal voltadas à requalificação urbana do centro da cidade, com foco na mobilidade, segurança e valorização dos espaços públicos.

A intervenção integra um conjunto mais amplo de obras executadas pelo Município, que contempla a pavimentação de vias de grande fluxo, como as Ruas Marechal Deodoro, Presciliano Corrêa e Faria Sobrinho, e a requalificação de espaços públicos e transversais do Centro Histórico. As ações trazem benefícios diretos à população, ao comércio local e ao turismo, ao mesmo tempo em que promovem melhorias na mobilidade urbana e no conforto e segurança de motoristas, motociclistas e pedestres.

Primeira etapa da transformação do Centro

O prefeito Adriano Ramos afirmou que a entrega do novo espaço de convivência marca o encerramento da primeira etapa das obras estruturantes no Centro Histórico. “Nós estamos entregando esse espaço de convivência para Paranaguá. É um espaço simples, mas que transforma essa região, eleva a autoestima das pessoas e melhora o dia a dia de quem passa por aqui”, disse.

Segundo o prefeito, a requalificação do centro vem sendo realizada de forma planejada, mesmo diante das dificuldades financeiras encontradas no início da gestão. “Quando assumimos, encontramos um déficit financeiro de R$141 milhões. Vamos encerrar o ano com esse rombo resolvido e com saldo em conta, porque estamos fazendo gestão, com uma equipe técnica e capacitada para transformar Paranaguá”, afirmou.

Adriano Ramos lembrou que a obra do Largo Cônego Alcindino se soma a outras intervenções já concluídas. “Nós fizemos a Marechal Deodoro, a Presciliano Corrêa, a Faria Sobrinho, a Professor Cleto, que liga ao Centro da cidade, e agora este espaço de convivência. Tudo isso faz parte da primeira etapa da transformação do Centro Histórico”, explicou.

O prefeito também antecipou os próximos passos. “A partir de 2026, vamos para a segunda etapa. Já temos obras previstas, com projetos prontos, que estão no IPHAN aguardando liberação. Paranaguá vai se transformar em um grande canteiro de obras, porque construímos um banco de projetos e conseguimos captar recursos”, destacou. “Essa cidade, onde nasceu o Estado do Paraná, vai ser cuidada e tratada como mãe”, garantiu. 

Planejamento, patrimônio e uso do espaço urbano

A vice-prefeita Fabiana Parro ressaltou que a entrega simboliza o início de um novo momento para o centro da cidade. “O que estamos vivendo hoje é só o início. Foi um ano difícil, mas um ano de muito trabalho. Nada aqui é maquiagem. Tudo é pensado com muito detalhe. Queremos um centro vivo, com segurança e circulação”, afirmou.

Já a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Vânia Foes, destacou o papel do planejamento técnico e o respeito às normas de preservação do patrimônio histórico. “Depois de 38 anos de funcionalismo público, é muito gratificante ver os projetos dos arquitetos, o trabalho dos engenheiros e de todas as secretarias envolvidas acontecendo de fato. Tivemos por muito tempo um Centro Histórico abandonado, e o nosso objetivo é fazer com que o parnanguara tenha orgulho da cidade e se aproprie desses espaços”, disse.

Segundo a secretária, a revitalização vai além do comércio. “Queremos que as pessoas venham ao centro não só para gastar e ir embora, mas para passear, trazer a família e visitantes. Um centro vivo, com habitação e comércio pujante”, afirmou. Ela explicou ainda que a obra contou com recursos do Município e também com valores oriundos de uma outorga de compra de rua repassados pela empresa Louis Dreyfus Company ao Município.

“Criamos mais vagas de estacionamento, priorizamos a segurança do pedestre e vamos continuar o projeto do outro lado da rua, em frente ao Banco do Brasil”, completou Vânia. 

Mobilidade e segurança para pedestres

O secretário municipal de Obras Públicas, Ozeias Rebello Costa, explicou que a área apresentava riscos antes da intervenção. “Esse trecho era muito largo, gerava conflitos e colocava os pedestres em perigo. Quando decidimos intervir, iniciamos todo um processo de desenvolvimento do projeto, escolha de materiais e adequações técnicas. Não é algo simples ou imediato”, afirmou.

De acordo com o secretário, a obra melhora significativamente a circulação e a segurança. “A cidade ganha um espaço bonito, onde a população terá tranquilidade para utilizar. Daqui a alguns anos, veremos essas árvores crescidas, proporcionando sombra, com bancos para as pessoas sentarem”, disse. Ele também adiantou que, a partir do próximo ano, o volume de obras no município será ampliado, incluindo pavimentações, recuperação de prédios públicos, do Mercado Municipal, de escolas e da Rua da Praia (General Carneiro).

Comércio e população aprovam

Representando o setor bancário, o gerente-geral do Santander em Paranaguá, Alessandro Pinto, destacou os impactos positivos da obra. “Desde que cheguei aqui, já percebíamos a necessidade dessa melhoria. A mobilidade melhorou bastante para a agência e para a cidade. É uma obra de impacto que beneficia todo mundo”, afirmou.

O vereador Eduardo Francisco Costa de Oliveira também acompanhou a entrega e elogiou as intervenções. “O que temos visto é uma transformação real, não só no centro, mas em toda a cidade. Estamos ganhando autoestima e deixando uma cidade melhor para nossos filhos e netos”, disse.

Moradores e comerciantes da cidade também avaliaram positivamente a revitalização. Vigilante e morador da Ponta do Caju, Dilmar Gonçalves Ramos afirmou perceber mudanças concretas na cidade. “A gente vê que o prefeito está trabalhando nas ruas, nos bairros, nos postos de saúde. Aqui melhorou muito, organizou o trânsito e deu mais segurança para pedestres, ciclistas e motoristas”, relatou.

A dona de casa Ângela Cristina Tagliari, moradora da Vila Paranaguá, elogiou o novo espaço. “Ficou lindo, maravilhoso. Antes a gente passava correndo por aqui, com medo dos carros. Agora melhorou muito, ficou mais seguro e mais bonito”, disse.

Já o vice-presidente do Sindicato dos Lojistas de Paranaguá (Sindilojas), Said Khaled Omar, destacou a importância da revitalização para o comércio. “Se não houver restauração do patrimônio e melhoria do espaço urbano, o centro não se revitaliza. Esse é só o começo. Ficamos felizes, porque isso vai trazer mais pessoas, mais circulação e fortalecer o comércio nos próximos anos”, concluiu.

Com a entrega da nova praça, a Prefeitura de Paranaguá reforça a proposta de transformar o Centro Histórico em um espaço mais humano, seguro e atrativo, conciliando preservação, mobilidade e convivência urbana.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow