Paranaguá Mobilidade: programa inicia mudanças estruturais no trânsito a partir da próxima quarta-feira (23)

Faixas reversíveis, bloqueios temporários, proibição de estacionamento e monitoramento em tempo real marcam nova fase da mobilidade urbana

outubro 20, 2025 - 16:14
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Paranaguá Mobilidade: programa inicia mudanças estruturais no trânsito a partir da próxima quarta-feira (23)

A Prefeitura de Paranaguá deu início a um novo capítulo na gestão da mobilidade urbana com o programa Paranaguá Mobilidade, que promete transformar a forma como o Município planeja, organiza e executa suas operações viárias. A iniciativa coloca em prática uma série de ações voltadas à reorganização do trânsito, à redução de congestionamentos e ao aumento da segurança nas vias, introduzindo um modelo de gestão moderno, baseado em engenharia de tráfego, tecnologia e educação para o trânsito.

Primeira fase: mudanças na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto

A primeira etapa do programa teve início nos últimos dias no cruzamento das Ruas Nestor Victor e João Eugênio, onde equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN) e do Consórcio Engex–Arts atuam para garantir mais segurança e fluidez ao tráfego.

Já a partir da quarta-feira, dia 23, as equipes iniciam as operações rotineiras de reordenamento viário na Avenida Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, uma das vias mais movimentadas de Paranaguá. As intervenções incluem a implantação de faixas reversíveis, bloqueios temporários, restrição de estacionamento nos horários de pico e a presença permanente de agentes de mobilidade em pontos estratégicos, responsáveis por orientar motoristas e monitorar o fluxo em tempo real.

Operação Cívico-Militar: fluidez e segurança no horário de pico

Batizada de “Operação Cívico-Militar”, a ação começa às 16h30, com a implantação de uma faixa reversível no sentido bairro, entre o Parque São João e o Aeroparque. O trecho inicia nas proximidades do número 3142 e segue até a Alameda Coronel Elísio Pereira, abrangendo toda a extensão de maior fluxo da via.

Nessa configuração, a faixa 1 será isolada com cones e sinalização provisória, permitindo a circulação segura de veículos no sentido contrário ao habitual. O objetivo é ampliar a capacidade da via durante o horário de pico da tarde, quando há aumento expressivo de deslocamentos em direção aos bairros.

A nova configuração também cria uma área exclusiva para conversão à esquerda na Rua José Merino, medida que elimina retenções e um dos principais gargalos do trecho. Antes, motoristas que precisavam virar à esquerda acabavam bloqueando o fluxo de quem seguia em frente. Agora, com a faixa exclusiva, o tráfego se mantém livre e o tempo de deslocamento é reduzido.

Monitoramento em tempo real e controle técnico

Durante todo o período da operação, agentes de mobilidade estarão posicionados em pontos estratégicos da avenida, controlando o tráfego e auxiliando os motoristas. O monitoramento será feito em tempo real, com apoio da Central de Controle Operacional, permitindo que as equipes reajam imediatamente a qualquer incidente ou necessidade de ajuste.

Outra alteração ocorre para os motoristas que vêm da rotatória do Parque São João, na Avenida Ayrton Senna. Durante o período da operação, fica proibido o acesso à Rua Padre José Roberto Souza Alvim — medida técnica que visa reduzir pontos de conflito e garantir melhor desempenho ao fluxo principal. Como rota alternativa, os condutores devem seguir pela Avenida Etuzi Takayama e, em seguida, acessar a Rua Aldo Santana, retornando à Bento Munhoz. Agentes estarão no local para orientar os motoristas durante o desvio.

Proibição temporária de estacionamento

De segunda a sexta-feira, das 6h às 8h30 e das 17h às 19h30, ficará proibido o estacionamento entre o final do Aeroparque e a Alameda Coronel Elísio Pereira. Segundo a SUMTRAN, a medida tem caráter técnico e visa liberar espaço de circulação nos horários de maior movimento, otimizando o uso da via e reduzindo retenções.

Planejamento técnico e foco educativo

O prefeito Adriano Ramos destacou que o programa é fruto de um planejamento técnico e detalhado, desenvolvido a partir de levantamentos de engenheiros de tráfego. “O Paranaguá Mobilidade era um compromisso nosso de campanha. Sabemos que a cidade não foi planejada e precisamos reorganizá-la. Essa iniciativa traz uma estrutura moderna, com equipamentos, veículos, guinchos e engenheiros de trânsito à disposição da população. É um reforço para a Guarda Municipal e um passo decisivo para que o trânsito flua com mais segurança e agilidade, especialmente nos horários de pico”, afirmou.

O prefeito reforçou que o foco do programa é educativo e estratégico, e não punitivo. “É importante deixar claro que essa equipe não vai multar ninguém. Eles estão aqui para estudar, planejar e implementar melhorias. A Guarda Municipal vai continuar nas ruas, trabalhando como sempre. O Paranaguá Mobilidade vem para reforçar esse trabalho, trazendo estrutura, equipamentos e equipe técnica para apoiar nossas operações. O objetivo é somar forças, nunca substituir”, explicou.

Adriano Ramos acrescentou que o trabalho já tem gerado diagnósticos importantes. “Identificamos, por exemplo, que mais de 2.200 bicicletas passam diariamente em um único ponto da Bento Munhoz da Rocha Neto. Com esses dados, podemos pensar em políticas públicas mais eficazes e seguras para todos”, disse.

Central de Controle e novas tecnologias

O programa prevê ainda a criação da Central de Controle Operacional e Mobilidade Urbana, que funcionará 24 horas por dia, monitorando o trânsito em tempo real. O sistema permitirá coordenar as equipes em campo, acompanhar semáforos, manter comunicação direta com agentes e oferecer suporte a situações emergenciais, como acidentes e bloqueios inesperados.

A central reunirá dados de velocidade média, tempo de viagem, pontos de saturação e índices de segurança viária, possibilitando ajustes rápidos e decisões baseadas em informações precisas.

A presença das equipes técnicas e o uso de novas tecnologias, como sensores, drones e câmeras de monitoramento, permitirão que o Município identifique gargalos, avalie o impacto das intervenções e planeje ações preventivas.

Também estão previstas campanhas educativas permanentes nas escolas e em eventos municipais, voltadas à conscientização sobre comportamentos seguros no trânsito e ao incentivo da mobilidade ativa, com foco em pedestres e ciclistas.

Gestão integrada e investimento no futuro

O Paranaguá Mobilidade é conduzido pela SUMTRAN e executado pelo Consórcio Engex–Arts, vencedor da licitação no valor de R$ 7,2 milhões.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos, o projeto atende a uma antiga demanda da população. “Isso é um clamor que a cidade vem pedindo há décadas. O que a população pode esperar é muito mais segurança e um olhar técnico sobre a mobilidade urbana. Questões simples, como uma conversão mal planejada, serão revistas por essas equipes”, destacou.

Com o Paranaguá Mobilidade, a Prefeitura passa a gerir o trânsito de forma integrada, inteligente e baseada em dados, inaugurando uma nova era na mobilidade urbana local. “Investir em mobilidade é investir em qualidade de vida, em segurança pública e no futuro de Paranaguá”, concluiu o prefeito Adriano Ramos.

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