Paranaguá participa da Semana Paraná Lixo Zero com ações de educação ambiental e mobilização social
Com oficinas, mutirões e palestras, o evento incentiva práticas sustentáveis, reciclagem e redução de resíduos em todo o Estado

A Prefeitura de Paranaguá participa do Paraná Lixo Zero, programa sem fins lucrativos, que desde 2014 promove ações socioambientais em todo o Estado. A iniciativa busca integrar diversos setores da sociedade em prol de uma gestão de resíduos mais sustentável, priorizando o reaproveitamento e a reciclagem e reduzindo o envio de materiais aos aterros sanitários.
Instituído pela Lei Estadual nº 19.979/2019, o programa conta com uma ampla programação que inclui palestras, oficinas, mutirões de limpeza, exposições e atividades de educação ambiental e logística reversa. As ações envolvem órgãos públicos, universidades, empresas, ONGs, cooperativas e cidadãos, reforçando o compromisso coletivo com a sustentabilidade.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Vega, destacou a importância da participação da comunidade.
“É fundamental o envolvimento de todos. Pequenas atitudes fazem grande diferença: reduzir o consumo de embalagens, reaproveitar materiais e separar corretamente o lixo são exemplos de ações que cada um pode adotar”, ressaltou.
As inscrições para participar das atividades podem ser feitas por meio de um formulário online. O evento é aberto a toda a população — instituições de ensino, empresas, organizações ambientais, órgãos públicos e grupos comunitários estão convidados a promover ações locais de sensibilização ambiental, incentivando práticas de reciclagem, compostagem e economia circular.
O biólogo João Roberto Maceno Silva, um dos organizadores das atividades em Paranaguá, apresentou o cronograma local, reforçando a importância da população participar do Programa.
27/10 – Oficina de trabalho com recicláveis;
28/10 – Mutirão de revitalização na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Santa Maria (Assepar), com grafite, batalha de rima, dança e música;
29/10 – Mutirão de limpeza na Ilha dos Valadares;
30/10 – Oficina de compostagem, encerrando a programação.
A Semana do Lixo Zero representa uma oportunidade para fortalecer a consciência ambiental, incentivar o consumo responsável e promover a gestão sustentável dos resíduos, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente e da saúde pública.
Qual é a sua reação?






