Simulado de combate ao tráfico de drogas no Porto de Paranaguá utiliza cães farejadores
Operação no Terminal de Contêineres contou com apoio da Guarda Portuária

Equipes da Unidade de Segurança da Portos do Paraná (UASP) e da TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, realizaram um simulado de combate ao tráfico de drogas no Porto de Paranaguá. A atividade, promovida na última quarta-feira (24), contou com a participação de quatro cães farejadores na busca por entorpecentes em bolsas, objetos em geral e cabines de caminhões.
“O intuito é integrar todos os terminais e todas as equipes de segurança para agirem o mais rápido possível no combate aos atos ilícitos na área alfandegada”, afirmou o coordenador de segurança e patrulha da UASP, Vinicius Gomes dos Santos, que acompanhou a simulação ao lado de outro coordenador e cinco guardas portuários.
A operação aconteceu na TCP, em frente ao portão de acesso para veículos leves e ao Gate (entrada e saída de caminhões). “A ação contra ilícitos e tráfico de drogas reforça a parceria entre as equipes de segurança para atuar de forma ágil e eficaz na proteção da área portuária”, comentou o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da TCP, Kayo Zaiats.
Embora o simulado tivesse como objetivo o treinamento das equipes, cálculo do tempo de resposta e a aplicação das rotinas técnicas, algumas ações foram reais. Motoristas que acessavam o terminal foram abordados e orientados a desembarcar para que os cães farejadores inspecionassem o interior das cabines e as partes externas dos veículos. A TCP recebe, em média, mais de mil caminhões por dia para entrega e retirada de contêineres.
Investimentos em segurança
Em 2022, foi inaugurada a unidade da Guarda Portuária, com ampla central de monitoramento, além de novas guaritas no pátio de automóveis e no píer público de granéis líquidos. A Portos do Paraná também renovou os scanners de bagagens, substituiu revólveres por armamentos semiautomáticos, adquiriu três novas viaturas e instalou um novo sistema de radiocomunicação. Em 2025, foram compradas duas lanchas — uma para a Guarda Portuária e outra para a fiscalização — atualmente em processo de fabricação.
Os profissionais de segurança passam ainda por treinamentos específicos. Em novembro do ano passado, três turmas da Guarda Portuária concluíram o curso de renovação do porte de armas, que incluiu módulos teóricos e práticos. Após as aulas, os agentes passaram a contar com equipamentos modernos, utilizados apenas em situações de extrema necessidade.
Além da fiscalização no cais, a Guarda Portuária atua também fora do ambiente alfandegado. Durante a temporada de cruzeiros 2024/2025, a Portos do Paraná instalou 20 câmeras de vigilância no Complexo Mega Rocio, onde os passageiros passam pela aduana. O sistema é monitorado 24 horas e, diante de qualquer atitude suspeita, a Guarda aciona imediatamente outros órgãos de segurança. As imagens são compartilhadas com a Receita Federal e a Polícia Federal, responsáveis pela fiscalização.
Outro cuidado é com as bagagens. Antes de serem levadas ao navio, malas e mochilas passam por scanner, com apoio de cães farejadores na detecção de possíveis produtos ilícitos. Toda a movimentação, do terminal de embarque até o cais, é acompanhada por agentes de segurança.
A TCP também investe continuamente em infraestrutura e segurança. Em 2024, concluiu a modernização do Gate, com aporte de mais de R$ 30 milhões. Foram implantados sistemas de automação e monitoramento, como câmeras com tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) e totens biométricos para motoristas, o que tornou o processo de entrada e saída de veículos mais ágil e seguro.
Atualmente, a TCP dispõe de mais de 400 câmeras de monitoramento, 13 postos de vigilância armada 24 horas, sistema de alarme para invasões e dois scanners pelos quais todas as cargas que entram ou saem do Terminal são fiscalizadas.
Simulações
A Portos do Paraná realiza simulações com frequência. Em maio deste ano, foi promovido um exercício em Paranaguá que envolveu um trem, um ônibus e um carro. A ação, organizada pelo 8º Grupamento de Bombeiros Militares, contou com apoio da Portos do Paraná, SAMU Litoral, Rumo Logística, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Polícia Militar.
O papel da autoridade portuária foi acionar as empresas integrantes do Plano de Ajuda Mútua (PAM) para auxiliar o Corpo de Bombeiros e a empresa impactada — nesse caso, a Rumo — no atendimento à ocorrência.
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