Programa Puxa Fila realiza 595 atendimentos em um mês e reduz tempo de espera por consultas nas UBSs de Paranaguá
Iniciativa da Prefeitura antecipa consultas, desafoga a UPA e reduz espera de até quatro meses para até 30 dias nas UBSs

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgou nesta quarta-feira (23) o balanço da primeira fase do programa Puxa Fila, iniciativa criada para reduzir o tempo de espera por consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Ao todo, foram 595 atendimentos realizados entre consultas, vacinas, exames e entrega de medicamentos.
A ação, realizada entre junho e julho nas UBSs Argemiro de Félix (Vila São Vicente), Aline Marinho Zacarias (Vila Garcia) e Emir Roth (Vila Bela, na Ilha dos Valadares), concentrou os atendimentos no período noturno, das 17h às 21h, com o objetivo de adiantar agendamentos previstos para os meses de julho, agosto e setembro. A proposta foi atender exclusivamente os pacientes que já estavam com consultas marcadas, por meio de contato prévio feito pelas equipes da saúde.
Confira os números da ação:
- Consultas médicas: 300
- Vacinas aplicadas: 227
- Exames preventivos: 43
- Testes em geral: 8
- Atendimentos gerais: 11
- Aplicação de medicação: 6
Com os mutirões realizados, foi possível diminuir consideravelmente as filas nas unidades que antes apresentavam prazos de até três ou quatro meses para a primeira consulta. Atualmente, essas agendas foram reduzidas para um máximo de 30 dias, o que representa um avanço expressivo na oferta dos serviços básicos de saúde.
De acordo com o prefeito Adriano Ramos, o programa atende a uma demanda urgente da população. “Esse é um dos compromissos que assumimos e estamos colocando em prática, com atendimento humanizado e antecipado. A saúde não pode esperar e precisa desse olhar diferenciado. Queremos acelerar, sem deixar as pessoas esperando tanto tempo por uma consulta”, declarou o prefeito.
A secretária de Saúde, Patrícia Scacalossi, reforça que o Puxa Fila também colabora com a redução da procura por atendimentos de baixa complexidade na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Quando assumimos a gestão, as filas nas unidades estavam extensas e, com isso, as pessoas acabavam procurando a UPA para casos não tão urgentes. Agora estamos puxando a fila das consultas nas unidades com prazos mais longos. Os retornos não entram nessa ação, pois o tempo entre atendimentos é definido pelo médico”, explica a secretária.
Segundo a Semsa, as UBSs continuam atendendo normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o Puxa Fila será ativado sempre que houver acúmulo de agendamentos com prazos muito distantes. A próxima etapa da ação está em avaliação e, em breve, novas informações serão divulgadas à população.
“Estamos realizando um novo levantamento para verificar onde e quando o Puxa Fila será necessário novamente. Essa é uma medida contínua, que será aplicada sempre que houver necessidade de puxar a fila de agendamentos longos”, concluiu Patrícia Scacalossi.
Qual é a sua reação?






