O estado de São Paulo iniciou a preparação de mais de 114 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições de 2026, agendado para o dia 25 de outubro. Apenas na capital paulista, mais de 28 mil equipamentos passam por configuração para o pleito.
Cerimônia oficial marca início dos trabalhos
Uma cerimônia pública realizada no final da manhã na 1ª Zona Eleitoral, localizada no centro da capital, marcou o pontapé inicial das atividades. O local responde por 449 seções eleitorais e possui 505 urnas em preparação. A quantidade de máquinas supera o total de seções para garantir a substituição imediata de eventuais aparelhos que apresentem falhas durante a votação.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a expectativa é concluir a preparação de todas as unidades estaduais até o dia 23 de outubro. Vale lembrar que os eleitores paulistas retornarão às urnas exclusivamente para votar no próximo presidente da República, uma vez que o cargo de governador já foi decidido no primeiro turno com a reeleição de Tarcísio de Freitas.
Etapas técnicas da preparação das máquinas
O procedimento técnico atual é mais ágil do que o realizado na etapa anterior. O chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Erick Viana, detalhou a dinâmica:
“O processo é mais simples porque, no primeiro turno, a gente tem que inserir o ambiente de votação, que a gente chama da carga de seção. Mas, agora, essa preparação do ambiente já está na urna eletrônica. Então, a única coisa que precisa ser feita é reprogramá-la para que a urna entenda que só um cargo está em disputa [no estado de São Paulo], com somente dois candidatos”
A primeira fase consiste na geração de mídias que funcionam como pen drives, armazenando as informações oficiais das candidaturas. Em seguida, esses dados são transferidos para os aparelhos, que passam por rigorosos testes de funcionamento antes de receberem os lacres de segurança contendo dados da seção, local e município.
Balanço do primeiro turno e perspectivas
Apesar de intempéries climáticas e filas registradas na etapa inicial — que exigiram a extensão do horário de votação em algumas zonas afetadas por temporais —, o cenário para o próximo domingo é visto com otimismo pela Justiça Eleitoral.
O presidente do TRE-SP, José Antonio Encinas Manfré, avaliou o cenário:
“O primeiro turno foi muito satisfatório, mas tivemos algumas interferências por causa de chuvas e ventanias. Houve necessidade, inclusive, de remoção de toda uma seção eleitoral, mas isso não comprometeu as eleições”
“Agora [no segundo turno], por se tratar de apenas um cargo [em disputa], temos a expectativa de que tudo vá se processar mais rapidamente”







