–:–:–
Conecte-se conosco

Discos essenciais: conheça os favoritos de Noel Gallagher

Com turnê mundial esgotada, guitarrista revelou quais são os treze álbuns que marcaram sua trajetória na música

29 visualizações
Os 13 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Noel Gallagher

A próxima turnê mundial da banda britânica, batizada de Live 27′, teve seus quarenta e dois shows esgotados rapidamente no último domingo, 27. O roteiro da dupla Liam e Noel Gallagher passará por nações da Europa e da América do Norte, incluindo Estados Unidos, França, Irlanda, Alemanha, Itália e Reino Unido.

As influências do guitarrista Muito antes de lotar estádios internacionais, o músico já demonstrava profunda devoção pelo rock ‘n roll. Essa paixão é refletida em uma seleção com treze discos prediletos de sua vida — vários deles apontados em 2011 como referências diretas para a sonoridade do grupo.

O sucesso nos anos noventa O debute fonográfico ocorreu em 29 de agosto de 1994 com o aclamado Definitely Maybe, alcançando imediatamente a liderança das paradas britânicas e emplacando hinos como “Supersonic“, “Live Forever” e “Cigarettes & Alcohol“.

A consagração comercial Logo em seguida, o segundo trabalho de estúdio, (What’s the Story) Morning Glory? (1995), elevou os irmãos ao estrelato global ao se consolidar como o disco mais vendido da história do Reino Unido, abrigando faixas icônicas como “Wonderwall“, “Don’t Look Back in Anger” e “Champagne Supernova“.

O encerramento das atividades Ao longo de quinze anos de estrada, o conjunto publicou outros cinco materiais inéditos, encerrando a trajetória com Dig Out Your Soul (2008) — lançado cerca de dez meses antes do fim oficial em agosto de 2009 —, que trouxe singles como “The Shock of the Lightning“, “I’m Outta Time” e “Falling Down“. Apesar das experimentações, a preferência do compositor sempre permaneceu fiel ao rock tradicional.

Sobre o início da carreira, ele declarou ao Observer em 1995: “Tudo o que eu sempre quis foi gravar um disco. É o seguinte: você pega seu violão, copia algumas músicas de outros artistas, dá umas adaptadas, chama seu irmão para a banda, dá uns socos na cabeça dele de vez em quando, e vende. Sou um cara de sorte. Provavelmente sou o homem mais sortudo do mundo – tirando o nosso Liam.”

A lista de preferências Reunidas em 2011, as principais referências musicais do artista abarcam nomes fundamentais da história fonográfica.

  • Sex Pistols – Nevermind The Bollocks
  • Pink Floyd – The Wall
  • The Smiths – The Queen Is Dead
  • Various Artists – The Hacienda Classics
  • The Stone Roses – The Stone Roses
  • The La’s – The La’s
  • The Amorphous Androgynous – A Monstrous Psychedelic Bubble Vol. 1
  • The Soundtrack of Our Lives – Behind The Music
  • U2 – Joshua Tree
  • The Beatles – Revolver
  • The Kinks – The Kinks Are the Village Green Preservation Society
  • The Rolling Stones – Let It Bleed
  • The Who – The Best of The Who

O legado musical construído ao longo de décadas continua gerando enorme expectativa entre os admiradores, que aguardam ansiosos pelos próximos passos do grupo nos palcos internacionais.

Mais em Entretenimento

Ver tudo →