Projeto Olhar de Criança promovido pela Prefeitura de Paranaguá transforma alunos em fotógrafos pela perspectiva infantil

Evento premiou estudantes que retrataram o cotidiano com criatividade e sensibilidade, iniciativa fortalece expressão artística e vínculo com a educação

outubro 8, 2025 - 16:39
 0
Projeto Olhar de Criança promovido pela Prefeitura de Paranaguá transforma alunos em fotógrafos pela perspectiva infantil

O pátio da Estação Ferroviária de Paranaguá ficou mais colorido na manhã desta quarta-feira, dia 8, com a exposição de fotos tiradas por crianças da rede municipal. O projeto Olhar de Criança, desenvolvido pelo Departamento de Educomunicação, incentivou alunos do Infantil 5 e dos 5.º anos a registrar seu cotidiano com celulares, sob orientação de professores. O resultado foram imagens que revelam a cidade através da pureza e da curiosidade infantil.

Três estudantes foram premiados. Bernardo Leite Barbosa, da Escola Antônio Fontes, venceu com uma foto feita no quintal de casa. “É bonito ver depois o que a gente fez”, disse o menino, animado.

Laura do Rosário (Escola Berta Rodrigues Elias) e Monique Nascimento (Escola Luiz Vaz de Camões) completaram o pódio. Cada unidade escolar teve 10 fotos selecionadas para a exposição.

A vice-prefeita Fabiana Parro destacou o poder das imagens como forma de expressão. “As fotos mostram o que as crianças veem de acordo com o meio em que vivem. Elas não são só o futuro, precisam participar do presente”, afirmou.

Já a secretária municipal de Educação (Semedi), Fabíola Arcega, ressaltou o objetivo do projeto. “Captar a beleza do simples, aquilo que nós, adultos, muitas vezes deixamos passar, é isso que o projeto Olhar de Criança, acabou mostrando e resgatando”, destacou.

A iniciativa surgiu após uma formação com gestores das redes sociais das escolas em agosto. Por dois meses, professores trabalharam conceitos de fotografia e protagonismo infantil em sala. “A educação não se limita a quatro paredes. É sobre registrar emoções e ampliar horizontes”, completou Fabíola.

Também estiveram presentes ao evento o secretário de Cultura e Turismo ( Secultur), José Reis de Freitas Neto (Juca) e o representante do legislativo,  vereador Halleson Ricardo Stieglitz.

Para a Prefeitura de Paranaguá, o Olhar de Criança é mais que um concurso, é uma ferramenta de inclusão. Ao estimular a criatividade e a percepção crítica, o projeto transforma celulares em instrumentos de aprendizagem — e as crianças, em agentes ativos da própria história.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow