Prefeitura de Paranaguá viabiliza aplicação de recurso do Fundo dos Idosos

Secretaria da Família regulariza pendências e viabiliza repasse de verba estadual em projetos sociais e de infraestrutura para instituições locais que atendem idosos e crianças

Agosto 13, 2025 - 14:49
 0
Prefeitura de Paranaguá viabiliza aplicação de recurso do Fundo dos Idosos

O prefeito Adriano Ramos assinou o repasse de recursos do Fundo do Idoso. A verba faz parte do pacote de R$ 27 milhões destinado pelo Governo do Estado desde 2024 a ações voltadas à pessoa idosa, com previsão de beneficiar mais de 80 mil pessoas em cerca de 300 municípios.

A assinatura aconteceu nesta quarta-feira, dia 13, no gabinete do Palácio São José, num encontro acompanhado pela vice-prefeita Fabiana Parro; pela secretária da Família, Desenvolvimento Social e Cidadania (Semfac), Carolina de Miranda Evangelista Lourenço e ainda pela assessora de controle social e apoio as instâncias deliberativas, Danielle de Lima dos Santos Alves.

Paranaguá estava apta, mas precisava regularizar pendências documentais e obter certidões negativas para receber os valores. Segundo o prefeito, a Prefeitura resolveu essas questões, permitindo que a Semfac realizasse o trâmite necessário para o repasse. “Esses recursos estavam disponíveis desde 2024, mas faltava cumprir requisitos. Agora as instituições poderão investir em serviços importantes, como fisioterapia e instalação de placas solares”, afirmou Ramos. 

A secretária Carolina reforçou que a gestão tem priorizado a parceria com organizações da sociedade civil que atuam com idosos e crianças. “Estamos resgatando projetos parados e mobilizando empresas e pessoas físicas para destinar parte de seus impostos aos fundos municipais. Nosso objetivo é ampliar o atendimento e fortalecer as entidades, que desempenham um trabalho essencial junto à população”, destacou.

Os repasses serão realizados via Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (Fipar), diretamente para as instituições, Do início do ano até agora foram repassados 1.700.000,00 para as entidades sociais que atendem crianças e adolescentes, esse iniciativa foi proporcionada através da lei de Renúncia Fiscal. Nessa mesma linha, o município repassou 208 mil destinado a atender os asilos São Vicente de Paulo e Perseverança que terão autonomia para administrar os recursos e prestar contas ao município.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow