Paranaguá promove Seminário de Educação Inclusiva com foco em formação e valorização da diversidade
Evento realizado no auditório do Isulpar reuniu profissionais da educação, especialistas e gestores para refletir sobre os desafios e possibilidades da inclusão escolar, com palestras e debates que reforçaram a importância da formação continuada e do acolhimento às famílias.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), realizou nesta quarta-feira (27) o Seminário de Educação Inclusiva, no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar). O encontro teve como objetivo fomentar o diálogo, compartilhar saberes e inspirar práticas pedagógicas que respeitem a diversidade física, intelectual, cultural, social e emocional dos estudantes.
Durante sua fala, a secretária municipal de Educação, Fabiola Soares Arcega, destacou a relevância da formação continuada para professores e profissionais de apoio. Segundo ela, nas redes de ensino de responsabilidade do município percebe-se que no total de alunos atendidos pelas instituições municipais tem uma média de cinco a seis por cento de alunos de inclusão.
“Embora não seja possível atingir 100% da cobertura com profissionais de apoio, buscamos ampliar o atendimento por meio de medidas internas e parcerias. Formação é essencial. Precisamos acolher pais, orientar profissionais e garantir suporte adequado para cada criança”, ressaltou.
O vereador Halleson Stieglitz, defensor da educação especial e inclusão destacou o envolvimento de todos num tema tão discutido atualmente. “A participação dos profissionais de dentro de sala de aula, os profissionais de apoio e a professora palestrante, a professora Ester Galter, que teve aqui, teve uma condução da palestra de uma forma dinâmica, onde todos tiveram voz e vez de fala, onde o treinamento da escuta ativa foi real aqui na prática, os pedagogos, professores, os apoios escolares conseguiram expressar as suas limitações, angústias, dificuldades no ambiente escolar com o atendimento das crianças autistas, das crianças diagnosticadas. Então esse momento de hoje aqui foi esclarecedor, tanto para mim, como pai e vereador, como para o ambiente escolar. E o principal benefício disso aqui é que quem vai ter um acolhimento melhor vai ser a criança lá dentro da sala de aula”, finalizou o legislador.
O evento também reuniu docentes de programas de pós-graduação e profissionais da rede municipal, promovendo troca de experiências e reafirmando o compromisso com uma educação inclusiva, humana e transformadora.
O seminário contou com palestras de especialistas reconhecidos:
Renata Soares, terapeuta ocupacional com formação pela Universidade Tuiuti do Paraná, capacitação em ABA, Estratégias Naturalistas e Escuta Especializada.
Raquel Mondelli de Almeida, psicóloga com especializações em Avaliação Neuropsicológica Infantil, Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Neuropsicologia e Reabilitação.
Ester Cardoso de Moraes Galter, pedagoga, psicopedagoga, mãe atípica e doutoranda em Educação pela UTP, pesquisadora sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e idealizadora da Rede de Apoio Vozes do TEA.
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