Paranaguá ganha nova emissora educativa: Rádio FM 106.3 entra no ar com foco em educação, cultura e integração regional
Emissora operada pelo IFPR entra no ar com retransmissão da Rádio Nacional e planeja incluir conteúdos locais em parceria com prefeituras do litoral

A comunidade do litoral paranaense passou a contar, desde a última segunda-feira (21), com uma nova ferramenta de promoção da educação, cultura e cidadania: a Rádio Educativa 106.3 FM. A solenidade de inauguração da emissora foi realizada no auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR – Campus Paranaguá), localizado no bairro Porto Seguro, e contou com a presença da secretária municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), Fabíola Soares Arcega, além de diversas autoridades locais, estaduais e federais.
A emissora entra no ar com a retransmissão da programação da Rádio Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e deve ampliar gradualmente sua grade com conteúdos produzidos localmente por alunos e professores do IFPR, além de parcerias com prefeituras e instituições da região. A antena da rádio foi instalada no Edifício Nossa Senhora do Rocio, no Centro Histórico, e o estúdio funciona dentro do campus do IFPR.
A secretária de Educação de Paranaguá, Fabíola Soares Arcega, representou o prefeito Adriano Ramos e a vice-prefeita Fabiana Parro no evento de inauguração. Em sua fala, destacou a importância da parceria com o IFPR e o papel da rádio no fortalecimento da educação pública.
“Estou muito feliz e emocionada em representar o prefeito Adriano Ramos neste ato. Temos mestres formados pelo IFPR atuando na nossa secretaria, temos mestres e doutores formados aqui na nossa rede municipal e em setores da prefeitura. O IFPR é nosso parceiro desde que assumimos a nova gestão da cidade com a determinação do prefeito de avançar e inovar na educação. A rádio certamente deve contribuir para propagar atividades educativas e culturais e terá todo o nosso apoio”, afirmou Fabíola.
Além da Prefeitura de Paranaguá, a gestão municipal de Pontal do Paraná também sinalizou a intenção de integrar a iniciativa, com a veiculação de campanhas educativas voltadas às áreas de saúde, educação, meio ambiente, esporte e cidadania.
Primeira rádio educativa do IFPR
O reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, ressaltou o caráter histórico da inauguração da emissora. “Esse é um sonho que vem sendo construído desde 2011. Ao longo deste um ano e meio de gestão, acompanhamos de perto a evolução do projeto, que agora se torna realidade com a rádio levando ao ar conteúdos voltados à educação profissional e à cultura brasileira”, afirmou.
Adriano Willian também destacou que esta é a primeira rádio FM educativa operada por um campus do IFPR e uma das poucas mantidas por institutos federais em todo o país. “Somos pioneiros no Sul do Brasil com uma emissora FM voltada à formação, à informação e ao fortalecimento da educação pública”, completou.
Já o diretor-geral do campus Paranaguá, Hugo Alberto Perlim, reforçou a proposta de regionalização da emissora. “Estamos transmitindo em caráter contínuo e, em breve, vamos iniciar a produção de conteúdos locais, desenvolvidos por alunos e professores do campus, além de abrir espaço para parcerias com prefeituras e outras instituições da região”, explicou.
Com operação ininterrupta 24 horas por dia, a Rádio Educativa 106.3 FM já tem sua cobertura testada e confirmada nas cidades de Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Antonina, Morretes e outras áreas do Litoral do Paraná.
Também estiveram presentes na inauguração o vereador Wellington Frandji; a deputada estadual Ana Júlia; Davi Moraes, gerente executivo da EBC; Martin Henrique Steche, diretor da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Jorge Luiz de Sá Rieche, da Fundação de Apoio à Educação e Pesquisa da UTFPR; o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes; a secretária municipal de Saúde de Pontal do Paraná, Michele Straub; e o superintendente municipal de Comunicação e Imprensa de Pontal do Paraná, Marcelo Elísio Ribeiro Santin.
Qual é a sua reação?






