Morretes passa a integrar Conselho de Autoridade Portuária de Antonina
Inclusão do município amplia o diálogo sobre as atividades portuárias e fortalece projetos para o desenvolvimento do litoral paranaense

Reconhecendo sua importância na logística regional, a cidade de Morretes passou a ocupar, a partir desta quinta-feira (14), um assento como convidado permanente no Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Antonina.
Toda carga que chega ou sai em direção ao Porto de Antonina passa pelo território morretense, o que justifica a participação direta de um representante do município nas discussões e deliberações relacionadas à atividade portuária. Um dos temas prioritários na pauta será o debate sobre novas rodovias para desafogar o tráfego urbano de caminhões.
“O CAP Antonina é de extrema importância para a região. E Morretes é parte essencial, pois concentra parte significativa do fluxo de cargas na entrada e na saída da cidade. É justo que o município esteja presente no Conselho”, afirmou Alex Ávila, secretário nacional de Portos e presidente do CAP Antonina.
Para o prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, a representação será estratégica: “Tudo que vai para os portos de Paranaguá ou Antonina passa por Morretes, seja por rodovias ou por ferrovia. Temos o ônus do tráfego pesado, mas também queremos o bônus. Queremos trabalhar em conjunto para buscar alternativas, melhorias e um desenvolvimento sustentável que beneficie todo o Litoral do Paraná.”
Na primeira reunião com participação de Morretes, foram discutidas duas demandas históricas: a construção da BR-101 no Paraná e a ligação direta entre o perímetro urbano de Antonina e a BR-116. A BR-101, que liga o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, é interrompida apenas no Paraná, e um dos trechos planejados passaria justamente por Antonina. “A comunidade reivindica há anos a retomada da discussão sobre o novo acesso ao Porto de Antonina, que é fundamental para a competitividade e eficiência logística”, destacou Ávila.
O diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná e ex-presidente do CAP Antonina, Felipe Gama, também avaliou positivamente o encontro: “A presença do prefeito Brindarolli demonstra união e engajamento dos municípios em torno de projetos estruturantes, como a pavimentação rígida do acesso ao Porto de Antonina e a ligação direta à BR-277. Essas obras fortalecem a atividade portuária e a economia local.”
Durante a reunião, também foi apresentado o andamento do processo para o leilão do Canal de Acesso, além da posse dos novos conselheiros Giana Mariliza Custório (representante da ABTRA – Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados) e do capitão de Mar e Guerra Maurício Tinoco dos Santos Benvenuto (representando a Marinha do Brasil).
Qual é a sua reação?






