Férias escolares: confira qual o período para alunos e professores em Paranaguá

As férias escolares já começaram na Rede Municipal de Educação de Paranaguá, com retorno dos professores no dia 21 de julho e, para os alunos, no dia 22. Já a Rede Estadual do Paraná entrará em recesso no dia 10 de julho, próxima quinta-feira, com retorno às aulas programado para o dia 28 de julho.
A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), informou que o recesso começou no dia 5 de julho nas instituições de ensino. O horário de funcionamento das instituições neste período será das 8h às 14h. Os profissionais da educação deverão retornar no dia 21 de julho com formação continuada e, os alunos, no dia 22, terça-feira.
“A Semedi também informa que no Centro Educacional Municipal de Referência ao Transtorno do Espectro Autista (CEMR-TEA), não haverá atendimento. Já no Centro Municipal de Avaliação Especializada (CMAE), as consultas com os neurologistas serão realizadas normalmente”, divulgou a Prefeitura de Paranaguá.
Os cerca de 1 milhão de estudantes matriculados nas 2.088 escolas da rede estadual do Paraná entram em férias no dia 10 de julho. O último dia de aulas será terça-feira, 9. Ao todo, os alunos terão 16 dias de recesso antes de voltarem às atividades letivas do segundo semestre.
Os cerca de 47 mil professores e pedagogos que atendem as escolas de todo o Estado retornam dois dias antes dos alunos (24 e 25 de julho) para elaboração do estudo e planejamento das atividades do segundo semestre.
O ano letivo de 2025 conta com três trimestres, sendo: 1.º – (05/02 a 29/04), 2.º – (05/05 a 21/08) e 3.º – (25/08 a 19/12), cumprindo os 201 dias previstos no calendário escolar.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) destacou as melhorias em infraestrutura, fruto da parceria com o Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar), que já investiu mais de R$ 1 bilhão na rede estadual de ensino em 2025.
“Entre os principais exemplos estão a entrega de sete novas unidades escolares (UNVs) nos municípios de Guaratuba, Cascavel, Toledo, Sengés, Goioerê, Mauá da Serra e Maringá. Também foram comprados 10 mil aparelhos de ar-condicionado e destinados R$ 280 milhões para alimentação escolar”, publicou a Seed-PR.
Qual é a sua reação?






