Escola de Formação de Turismo realiza última visita guiada do ano
Evento aconteceu na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas que foi o primeiro bem tombado no Livro do Tombo Histórico, em 1962
Na manhã desta terça-feira (25), a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas recebeu a última visita guiada de 2025 da Escola de Formação de Turismo, iniciativa promovida pela Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).
A atividade foi conduzida pelo ilustrador e arte-educador Denni Capetta, que proporcionou aos participantes um mergulho na história, arquitetura e simbologias de um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade. A Igreja da Ordem foi o primeiro bem tombado no Livro do Tombo Histórico, em 1962, o que possibilitou as obras de restauro realizadas entre 1965 e 1968, e novamente entre 1983 e 1984.
Segundo Capetta, o encontro teve como objetivo aprofundar conhecimentos sobre patrimônio cultural, história local e práticas de condução de grupos em espaços turísticos e educativos. “Durante o encontro, os participantes receberam informações sobre a arquitetura da igreja, sua construção e a trajetória da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, responsável por grande parte da história do conjunto franciscano na cidade. Também foi abordado o antigo cemitério lateral, espaço que integrou a estrutura original do templo”, comentou.
A programação contemplou ainda a visita à Praça Newton Deslandes de Souza, localizada em frente à igreja e historicamente vinculada ao conjunto religioso. No local, os participantes conheceram aspectos da formação urbana do entorno e sua relevância para compreender o desenvolvimento do bairro e de Paranaguá. “A visita integrou teoria e prática, aproximando os estudantes da história de Paranaguá e reforçando a importância da preservação do patrimônio cultural local”, finalizou o arte-educador.
A instrutora do Curso Técnico de Turismo do Senac Paranaguá, Camila Campestrini do Rosário participou da visita e enalteceu a iniciativa. “As aulas da Escola de Turismo de Paranaguá são fundamentais para a formação dos novos guias e para toda a comunidade. Elas oferecem a oportunidade de conhecer a cidade de Paranaguá de forma mais aprofundada, com o apoio de especialistas do locais visitados. Esse aprendizado nos incentiva a cuidar melhor da cidade, compreender sua importância e valorizar seus atrativos turísticos. Além disso, contribui para fortalecer o sentimento de pertencimento, fazendo com que moradores e visitantes reconheçam a riqueza cultural e histórica do nosso território. Essa experiência diferenciada permite explorar o destino com conhecimento e sensibilidade, promovendo uma relação mais próxima e respeitosa com a cidade”, disse.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas
Localizada no Centro Histórico de Paranaguá, a igreja é um exemplar de arquitetura barroca, construída em alvenaria de pedra. Originalmente, era composta pela nave, capela-mor, sacristia posterior, cemitério lateral e espaços destinados ao claustro, noviciado e oficinas.
A fachada apresenta cunhais e cimalha em cantaria, duas janelas em guilhotina sobre o coro e, entre elas, as insígnias da Ordem Terceira. Destacam-se também a portada em pedra, o frontão curvilíneo com óculo central, pináculos laterais e o cruzeiro. A torre, situada à esquerda, data do primeiro quartel do século XIX.
Embora a Ordem Terceira existisse desde o século XVIII, sua sede inicial era a Ermida de Nossa Senhora das Mercês, na Ilha da Cotinga. Somente em 1764 foi proposta a construção da sede própria, com início das obras em 1769 e conclusão em 1794 — as tribunas foram instaladas posteriormente, em 1798. A igreja passou por intervenções ao longo do século XIX, enfrentou um incêndio que comprometeu seu interior e, após a Ordem deixar de mantê-la, sua conservação passou a ser responsabilidade da Prefeitura.
Jornalista: Rafaela Takiguchi / Fotos: Henrique Araújo
Qual é a sua reação?

