Emoção marca a chegada das primeiras casas pré-moldadas a Rio Bonito do Iguaçu
O Governo do Paraná vai entregar 320 moradias pré-moldadas As casas são produzidas em sistema woodframe, que reduz o tempo de construção, e vão abrigar as famílias que perderam tudo com o tornado do último dia 7 de novembro.
A chegada das primeiras estruturas de casas pré-moldadas a Rio Bonito do Iguaçu transformou o pátio de descarregamento em um momento de emoção coletiva. O Governo do Paraná anunciou a entrega das primeiras unidades das 320 moradias pré-moldadas na última quinta-feira (20). As casas vão abrigar as famílias que perderam tudo com o tornado do último dia 7 de novembro.
Entre os mais emocionados estava o caminhoneiro Orlando Marçal, que há 47 anos cruza as estradas do Brasil. Acostumado a transportar todo tipo de carga, ele diz que poucas viagens tiveram tanto significado quanto esta. “Essa aqui é especial. É muito sofrido, esse povo perdeu tudo. Saber que a gente está trazendo esperança é diferente. As pessoas que perderam tudo agora vão ter uma casinha para retornar”, contou. Orlando já ajudou no transporte de estruturas emergenciais em tragédias como a de São Sebastião (SP), mas afirmou que Rio Bonito ficará marcado. “Se precisar de mais viagem, a gente vai estar aí. Vamos trazer essas casinhas para esse povo e espero que em breve estejam todas de pé", diz.
O também caminhoneiro Edmilson Aparecido de Oliveira, 56 anos, também não conteve as lágrimas ao descer da cabine de um dos caminhões que trouxeram as primeiras casas. Ele conta que fez questão de vir ao município assim que soube da missão. “É gratificante. A gente sabe que está fazendo parte da reconstrução de vidas. Já ajudei em outras tragédias, mas aqui mexeu comigo”, disse. Elle imagina o dia em que contará aos netos que participou desse momento. “No futuro vou dizer: ‘Seu avô fez parte disso’. Estou emocionado, mas feliz em estar ajudando", afirma.
As casas são produzidas pela empresa Tecverde, em sistema woodframe, que reduz o tempo de construção. O gerente-geral de obras, Leandro Moraes, explica que o trabalho funciona como uma linha de produção. Primeiro é feita a fundação rasa, que já recebe embutidas as instalações elétricas, hidráulicas e de gás. Após três dias de cura do concreto, as paredes, que também chegam prontas, com esquadrias e instalações, são montadas. Na sequência, entram o telhado e os acabamentos finais: cerâmica, pintura, louças e metais.
“A família receberá a casa totalmente pronta, pintada, com água, luz e esgoto funcionando”, afirma Moraes. Ele conta que a equipe já atuou em situações emergenciais no País, mas o cenário em Rio Bonito do Iguaçu tem um peso especial. “É mais do que construir casas. É fazer parte de uma história de recuperação. É algo muito gratificante", reflete.
NOVAS CASAS - Ao todo, 320 moradias serão construídas com investimento de R$ 44 milhões do Governo do Paraná. As primeiras unidades saíram de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde de quinta-feira. Parte delas será instalada nos terrenos das próprias famílias, e outra parte em área doada pela prefeitura.
"“Essas casas carregam muito mais do que madeira e concreto. Elas carregam solidariedade, carinho e a vontade de todo o Paraná, e de todo o Brasil, de ajudar Rio Bonito a se reerguer. Desde o primeiro dia trabalhamos com agilidade porque as famílias têm pressa. E cada caminhão que chega, cada casa que começa a subir, é a prova de que ninguém está sozinho nessa reconstrução", celebra o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
A chegada das casas ocorre simultaneamente à entrega dos primeiros Cartões Reconstrução, benefício de até R$ 50 mil para reposição de materiais e contratação de mão de obra. As medidas fazem parte da etapa de reconstrução iniciada após a finalização do atendimento emergencial às vítimas.
Qual é a sua reação?

