A Praça Cyro Abalém, localizada na Ilha dos Valadares em Paranaguá, recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 26, a abertura oficial da programação da Semana do Lixo Zero. A mobilização foca na conscientização ambiental por meio de orientações práticas sobre compostagem, produção de adubo, além da separação e o descarte correto de resíduos.
Moradores locais marcam presença para acompanhar as diretrizes repassadas por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Zeladoria, juntamente com representantes da Pavi Ambiental e Paviservice. O intuito principal da força-tarefa é estimular práticas sustentáveis e reforçar a responsabilidade coletiva na conservação de áreas públicas.
Educação ambiental em foco
Contando com uma trajetória de mais de 12 anos no setor ambiental, Jusimara Gaska enfatizou a relevância de intensificar o diálogo educativo com os cidadãos, lembrando que o manejo adequado do lixo precisa integrar a rotina diária.
“Nós estamos comemorando e elaborando a conscientização mundial que é o Dia do Lixo Zero. Essa ação é para pegar os munícipes, os moradores, assim terá a separação, fazer descarte correto e lembrando que não é só hoje, é todos os dias”, explicou.
A especialista detalhou que as atividades foram planejadas para abranger diversos públicos em zonas de grande fluxo urbano.
“Então, esse dia, vamos fazer a semana, vamos começar hoje até sexta-feira em pontos objetivos, onde circulam muitas pessoas para levar essa informação. E hoje nós estamos colaborando com o meio ambiente, levando essas informações”, destaca.
Além disso, a profissional pontuou que os índices de educação ecológica ainda exigem superações tanto no município paranaense quanto em escala global.
“Nós precisamos trabalhar muito mais com a população, porque infelizmente não só na nossa cidade, mas também em vários, no mundo inteiro, o pessoal precisa muito da conscientização. Está bem complicado, mas a gente trabalha para isso”, afirmou.
Como parte das abordagens interativas, a equipe realizou a distribuição de mudas de árvores frutíferas nativas do estado do Paraná.
“Começando com as informações, conscientização, vamos entregar mudas frutíferas aqui do Paraná e o foco mesmo é a conscientização. As mudinhas é para lembrar que nós somos uma cidade litorânea, muito quente, então é um motivo de a gente incentivar a plantar também uma mudinha”, destacou Jusimara.
Parceria com a limpeza urbana
Representando a Paviservice, a gestora ambiental Raphaela Machado Caetano pontuou que a presença da empresa dialoga diretamente com as demandas de saneamento e remoção de detritos na cidade.
“Nós trabalhamos com a questão dos resíduos na cidade, da limpeza pública, então a gente está aqui como forma de conscientizar a população em relação ao descarte correto dos resíduos e a geração dos resíduos. Muitos resíduos que a gente gera em casa, a gente não dá a destinação correta”, afirmou.
A execução do projeto ocorre em alinhamento constante com a gestão municipal, repetindo um cronograma tradicionalmente adotado no mês de outubro.
“Bom, eu atuo na PAVE já faz quatro anos e desde que eu estou lá a gente está trabalhando em conjunto com a prefeitura para poder fazer essa ação. Essa ação acontece geralmente em outubro, praticamente duas ou uma semana a gente faz a ação com a população”, explicou.
A especialista também reforçou a necessidade de obediência rigorosa aos dias estipulados para a passagem dos caminhões de recolhimento.
“A gente atua aqui com a coleta não só de recicláveis, como também volumosa e domiciliar. E o que a gente pede mais da população é a relação do descarte correto e no dia correto. Cada bairro possui o seu cronograma e cada um tem o seu dia correto para passar”, orientou.
Expansão para outras regiões
As atividades da campanha passarão por outros endereços estratégicos de Paranaguá, abrangendo a Praça Fernando Amaro, a Praça dos Leões e o Terminal Urbano. A estratégia visa descentralizar o conhecimento e mapear as particularidades de cada comunidade.
Considerando que a Ilha dos Valadares abriga mais de 35 mil residentes, o engajamento comunitário torna-se fundamental para otimizar o reaproveitamento de materiais recicláveis e o manuseio de entulhos e sobras domiciliares.
Morador da Vila Bela, Paulo César Bortoli relata que adota cuidados diários para facilitar o trabalho das equipes de recolhimento em sua residência.
“A gente evita, sempre coloca ali para o rapaz poder recolher o lixo comum. E o plástico, vidro, a gente sempre põe em caixas para poder ficar mais fácil de separar”, relatou.
Para ele, a constância das campanhas educativas é indispensável para consolidar a mudança de comportamento coletivo.
“Essa ação tem que ser um constante, porque o povo é meio complicado, o pessoal até aprender demora um pouquinho. Mas tem que ir aplicando até melhorar as coisas”, avaliou.
Por fim, o morador reforçou que o engajamento generalizado traz reflexos diretos no bem-estar urbano.
“A conscientização da população é necessária, precisamos manter a nossa cidade, o bairro onde moramos, limpos, fazer o descarte correto, tem que ser assim para que tenhamos uma cidade melhor”, concluiu.







