O Hospital Geral de Bonsucesso alcançou a marca de 450 leitos voltados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade, que faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, também restabeleceu o funcionamento do seu setor de emergência 24 horas.
Visita oficial e investimentos Nesta quinta-feira (15), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na unidade médica para acompanhar as melhorias e os novos números operacionais alcançados pelo projeto de recuperação da rede.
“A gente comemora, hoje, aumentar em três vezes o volume de cirurgias do Hospital Bonsucesso, de cerca de 500 para mais de 1,6 mil cirurgias realizadas. O volume de exames, que era em torno de 20 mil, ultrapassou 170 mil. Aumentou duas vezes o volume de internações. Isso aconteceu no Hospital Bonsucesso e nos outros cinco hospitais federais”, disse Padilha.
Além de Bonsucesso, o plano abrange os hospitais federais do Andaraí, Cardoso Fontes, da Lagoa, Ipanema e dos Servidores.
Novos equipamentos de imagem e alta complexidade Para reforçar a capacidade de atendimento, o hospital recebeu um segundo tomógrafo, cuja expectativa é viabilizar cerca de 500 exames mensais. A área de hemodinâmica ganhou uma nova sala equipada com Arco em C, tecnologia essencial para procedimentos vasculares como angioplastias e arteriografias.
Reconhecido como referência em alta complexidade, o complexo hospitalar oferece suporte em cardiologia, oncologia, transplantes, nefrologia, traumato-ortopedia e terapia intensiva.
Balanço da emergência e internações A emergência 24 horas voltou a funcionar após um período de cinco anos fechada. Entre janeiro e setembro de 2026, a unidade registrou 41,3 mil atendimentos, superando em 21% a média do ano anterior. As internações também subiram, somando 12,1 mil no mesmo intervalo.
Impacto do plano federal Lançado em julho de 2024, o Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro tem como objetivo integrar e otimizar os serviços prestados à população.
O balanço oficial aponta a reabertura de 477 leitos, a contratação de 3.239 servidores e a recuperação de serviços fundamentais. As ações ocorrem por meio de parcerias com a Prefeitura do Rio de Janeiro, Fiocruz, Grupo Hospitalar Conceição (GHC), HUBrasil e instituições federais de ensino superior.







