–:–:–
Conecte-se conosco

Foz do iguaçu vai ganhar novo centro de recepção de visitantes de r$ 143 milhões

Com 25 mil metros quadrados, complexo turístico terá teatro, áreas comerciais e microparque urbano para moradores e turistas.

45 visualizações
Cidade turística do Paraná vai ganhar novo Centro de Recepção de Visitantes

A Itaipu Binacional oficializou a abertura do processo licitatório para a construção do novo Centro de Recepção de Visitantes (CRV) em Foz do Iguaçu, no Paraná. O projeto bilionário prevê um aporte financeiro estimado em R$ 143 milhões para erguer uma estrutura moderna e ampla na Avenida Tancredo Neves.

Estrutura gigante e impacto na economia

O empreendimento contará com aproximadamente 25 mil metros quadrados de área construída bem em frente ao Ecomuseu, substituindo o atual ponto de atendimento aos turistas da usina. A nova infraestrutura vai unificar bilheteria, lojas, cafeterias, espaços de convivência e um teatro com 500 lugares. O diretor-geral brasileiro da entidade, Enio Verri, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional.

“Queremos fortalecer o turismo da Itaipu e, ao mesmo tempo, o turismo de Foz. Quanto mais tempo esse visitante permanecer na cidade, utilizando os hotéis, a gastronomia e os demais atrativos da região, maior será o impacto positivo para a economia e para o desenvolvimento local”, afirmou Enio Verri.

Integração com a comunidade local

Além de otimizar o atendimento aos cerca de 600 mil visitantes anuais, a obra foi planejada para funcionar como um microparque urbano aberto ao público. A gerente de Iniciativas de Turismo da Itaipu, Aline Teigão, reforçou o caráter inclusivo da proposta arquitetônica, que preservará a arborização do entorno.

“O projeto foi pensado para atender ao turista e à comunidade. É um projeto inclusivo. A ideia é que a pessoa entre e já tenha uma experiência um pouco imersiva daquilo que é a Itaipu”, disse Aline Teigão.

O teatro integrado ao complexo também terá forte apelo comunitário, com previsão de uso por artistas da região. A mesma gestora pontuou sobre essa finalidade cultural.

“A ideia é que a gente tenha uma agenda cultural, mas que o teatro também seja colocado à disposição dos grupos teatrais da cidade, para ser um equipamento utilizado por quem mora e faz cultura aqui.”

Regras da licitação e prazos

A concorrência pública será aberta a empresas nacionais, que terão 18 meses para concluir os trabalhos após a ordem de serviço. O gerente do Departamento de Suprimentos, Rodrigo Silva Cunha, recomendou a leitura detalhada da documentação disponibilizada no portal oficial.

“É importante que leiam integralmente o edital e, se tiverem dúvidas, façam as perguntas. Esse diálogo é saudável e pode até ajudar a aperfeiçoar o processo”, afirmou.

Para garantir a qualidade da entrega, o analista Leandro Legramanti Ody explicou que a construtora precisará comprovar capacidade técnica prévia em edificações de grande porte.

“A empresa vai elaborar os projetos executivos e depois será responsável por toda a execução da obra”, explicou Leandro Legramanti Ody.

As propostas financeiras serão recebidas em sessão pública agendada para 17 de dezembro, com expectativa de contratação no primeiro semestre de 2027.

Mais em Paraná

Ver tudo →