Fundada em 1977 na Rua Saldanha Marinho, no Centro de Curitiba, uma pequena farmácia de manipulação deu origem a uma das maiores redes de beleza do planeta. O farmacêutico Miguel Krigsner investiu cerca de 3 mil dólares na época para abrir o negócio que hoje possui milhares de lojas e atuação internacional.
O início artesanal e a batedeira caseira Antes da consolidação no mercado, os primeiros hidratantes eram fabricados com o auxílio de uma batedeira caseira. Percebendo as limitações das receitas médicas, Krigsner apostou no desenvolvimento de cosméticos próprios, como cremes de colágeno e elastina, além de banhos de algas. A paixão de adolescência pela perfumaria norteou os próximos passos da marca.
“Eu acho que o perfume tem uma magia, né? Que é como você, em parte, consegue estender a tua personalidade e demonstrar aquilo que você é”, pontuou o fundador sobre a conexão entre essências e identidade.
A parceria com Silvio Santos e o icônico Acqua Fresca Para viabilizar o lançamento dos primeiros perfumes, a empresa precisava de embalagens e encontrou uma oportunidade quando o apresentador Silvio Santos encerrou as atividades da sua empresa de cosméticos, a Chanson.
“Eu acabei comprando um grande número de vidros dele. E foi fundamental para a gente lançar nossa marca na perfumaria”, contou o empresário.
A compra de aproximadamente 60 mil a 70 mil frascos foi negociada e parcelada. Com os recipientes garantidos, a marca lançou o Acqua Fresca, fragrância de grande sucesso pelo frescor voltado ao público brasileiro.
A expansão por franquias e o aeroporto estratégico O desafio de cruzar as fronteiras paranaenses começou a ser vencido com a inauguração de uma unidade no Aeroporto Internacional Afonso Pena e, posteriormente, com a abertura da primeira franquia em Brasília, no ano de 1980.
“A abertura da loja no aeroporto foi um divisor de águas porque nos colocou em contato com o Brasil inteiro e deixou claro que havia espaço para crescer além do Paraná”, avaliou Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário.
O grupo em números e o futuro Atualmente, o grupo detém marcas como Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS e o Beleza na Web. Com quase 4 mil lojas em 16 países e presença em mais de 1.600 municípios brasileiros, o conglomerado é apontado por pesquisas internacionais como o maior varejo de beleza do mundo em número de lojas.
“Numa empresa que vai fazer 50 anos de vida, eu passei a grande parte da minha vida envolvida dentro do meu negócio”, celebrou Miguel Krigsner, evidenciando que a essência da marca permanece fortemente ligada à capital paranaense.








