–:–:–
Conecte-se conosco

Alexandre Pato compra clube inglês da quarta divisão

Ex-atacante da seleção brasileira assume participação majoritária em equipe que atualmente ocupa a 22ª posição da League Two.

27 visualizações
Alexandre Pato compra 70% de clube da 4ª divisão inglesa

Um grupo de investidores liderado pelo ex-atacante Alexandre Pato finalizou a aquisição de 70% das ações do Northampton Town, tradicional time da quarta divisão da Inglaterra, em transação concluída na quarta-feira (30.set.2026). Por meio da empresa Sports Alpha Capital, o negócio garantiu o controle majoritário da instituição inglesa, com o ex-jogador assumindo uma cadeira no conselho de administração como diretor.

Situação atual na League Two

Atualmente, o Northampton Town atravessa um momento delicado e ocupa a 22ª colocação na League Two, somando apenas uma vitória em sete partidas disputadas. O cenário é reflexo do rebaixamento sofrido na temporada passada na League One, onde terminou na lanterna da tabela, resultando na queda para o último nível profissional do esporte britânico.

Planos da nova gestão

A condução administrativa ficará a cargo dos novos copresidentes João Xavier e Tim Chamberlain, que também criaram a Sports Alpha Capital. Conforme comunicado oficial emitido pela agremiação, a compra foi finalizada sem nenhum passivo financeiro. “Temos planos ambiciosos para o Northampton Town, mas a ambição deve andar de mãos dadas com a sustentabilidade e com a compreensão do que o clube significa para o povo de Northampton e Northamptonshire”, disseram.

Histórico no futebol mundial

A trajetória de Pato nos gramados começou nas categorias de base do Internacional, onde conquistou o Mundial de Clubes em 2006. Em seguida, transferiu-se para o Milan, defendendo o clube italiano por seis temporadas consecutivas, entre 2007 e 2013, além de acumular 27 jogos e 10 gols vestindo a camisa da seleção brasileira.

O atleta também acumulou passagens por mercados alternativos como a China e os Estados Unidos, além de ter defendido o Chelsea por empréstimo em 2016 e atuado por Corinthians e São Paulo no cenário nacional, sendo o Tricolor paulista sua última equipe antes de pendurar as chuteiras no início de 2025.

Negociações anteriores

Antes de sacramentar o investimento no Northampton, o fundo liderado por Pato tentou sem sucesso negociar a compra do Colchester United, que também disputa a quarta divisão inglesa. As tratativas haviam sido iniciadas em fevereiro, mas a diretoria daquela equipe optou por recusar a proposta.

Mais em Política

Ver tudo →