–:–:–
Conecte-se conosco

Pesquisa mostra Lula com 46% de aprovação e 49% de desapravação

Levantamento divulgado nesta segunda-feira avalia também cenários de primeiro e segundo turnos para a eleição presidencial

37 visualizações
Lula é desaprovado por 49% e aprovado por 46%, diz pesquisa

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra uma desapravação de 49% entre os eleitores brasileiros, enquanto 46% aprovam a gestão atual. Os dados fazem parte de um levantamento divulgado nesta segunda-feira (28.set.2026), que também aponta que 5% dos entrevistados preferiram não opinar ou não souberam responder.

Avaliação da administração federal

Além da taxa geral de aprovação, o estudo detalhou a percepção da população sobre a qualidade da atual administração petista. Do total de entrevistados, 45% definem o governo como “ruim/péssima”, 36% avaliam como “ótima/boa” e 19% consideram a gestão como “regular”.

Metodologia do estudo

A coleta das informações ocorreu entre os dias 25 e 27 de setembro de 2026, ouvindo 2.000 pessoas em todo o país. O nível de confiança estatística é de 95%, com margem de erro estimada em 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro oficial no Tribunal Superior Eleitoral está catalogado sob o número BR-07557/2026, com financiamento do banco BTG Pactual no valor de R$ 164.888,89.

Cenários para a disputa presidencial

No tocante às intenções de voto para o Palácio do Planalto, o petista aparece numericamente na liderança em uma simulação de 2º turno contra Flávio, registrando 46% contra 44% do adversário. Como o resultado está dentro da margem de erro, os dois nomes configuram um empate técnico. A pesquisa mapeou outras quatro possibilidades de confronto direto para o segundo estágio da votação.

Em relação à corrida no 1º turno, o atual mandatário pontua com 42 das intenções de voto, ao passo que Flávio alcança 37%. O levantamento também investigou o índice de rejeição dos principais concorrentes ao cargo máximo do Executivo nacional, apontando 48% de rejeição para Lula e 51% para o senador Flávio.

Mais em Política

Ver tudo →