–:–:–
Conecte-se conosco

A hipótese do amor: diretora detalha mudanças cruciais da adaptação

Longa baseado no sucesso literário de Ali Hazelwood traz grandes novidades e foco na amizade das protagonistas no Prime Video.

67 visualizações
A Hipótese do Amor: Diretora explica o que motivou principal mudança do livro para as telas A Hipótese do Amor: Diretora explica o que motivou principal mudança do livro para as telas

O Prime Video estreou recentemente uma das produções mais esperadas do ano, baseada no best-seller literário assinado por Ali Hazelwood. Com Lili Reinhart e Tom Bateman nos papéis principais, a narrativa acompanha a doutoranda Olive e sua inesperada relação de mentira com o professor Adam Carlsen, figura temida na Universidade Stanford. O acordo surge após um beijo repentino que serve para ajudar Anh, a melhor amiga de Olive, a se aproximar de Jeremy. Enquanto fingem um relacionamento sério, ela auxilia a vida amorosa da colega e ele ganha estabilidade perante a faculdade, garantindo sua permanência no cargo.

H2: Participação da autora e escolhas criativas

Embora seja uma adaptação de uma obra consagrada, a escritora optou por não se envolver diretamente na criação do roteiro. Segundo a diretora Claire Scanlon, a autora preferiu delegar a função após confiar na produtora Elizabeth Cantillon.

“Ela realmente não queria participar. Acho que ela colocou isso no mundo. Ela encontrou uma produtora incrível, Elizabeth Cantillon, e realmente confiou nela. Não sei o que Elizabeth disse naquela conversa que convenceu Ali de que ela era a pessoa certa, mas deve ter sido incrivelmente convincente, porque ela ficou muito na dela”, contou.

Apesar disso, a criadora da história aprovou o material antes do início das filmagens, inclusive aprovando ajustes necessários por questões autorais.

“Ela leu o roteiro. Acho que havia algo engraçado sobre ‘Star Wars’ que pensamos: provavelmente não podemos dizer isso por causa de direitos autorais. Mas até isso ela apreciou”, revelou a diretora. “Não houve nenhum feedback negativo. Ali é realmente alguém que defende todo mundo. Nós ficamos sob a proteção dela, e agora ela também nos apoia”, pontuou.

H2: O fortalecimento da amizade entre Olive e Anh

Entre as alterações mais evidentes na transição para as telas está o protagonismo dado ao vínculo entre Olive e Anh, transformando o enredo também em uma celebração da amizade feminina. Scanlon justificou a escolha narrativa apontando as diferenças entre mídias literárias e audiovisuais.

“É totalmente diferente, e acho que, por ser um meio cinematográfico, quando você vê Anh flagrando Olive beijando o Dr. Maligno, é realmente útil, em uma versão para o cinema, conhecer o passado delas. Acho que não queria mexer naquela primeira cena. A primeira cena é impecável e perfeita nas duas versões, e é a primeira cena nas duas versões. Mas acho que, em um livro, depois que você passa por aquela primeira cena, você já está envolvido. Em um filme, porém, acho que era muito importante conhecer um pouco do passado antes e acrescentar a narração dela, sabe?”, afirmou.

A cineasta também comentou sobre a transição dos pensamentos da protagonista para o formato visual.

“Como narradora no livro, você sempre sabe o que está acontecendo na cabeça de Olive, mas isso nem sempre acontece em um filme. Então tivemos o recurso de fazê-la conversar um pouco com seus ratinhos, contando o que está acontecendo. Eu sentia fortemente que, para o beijo dela em Adam ter o impacto que teve, era preciso entender que ela estava fazendo aquilo por lealdade à sua família escolhida e a Anh. E então o chão é puxado debaixo dos pés dela quando ela pensa que vai ser expulsa de Stanford, porque, no momento em que ele diz que vai acionar o ‘Título IX’, ela fica apavorada”, explicou.

H2: Surpresas no elenco e novos rumos no desfecho

A sintonia do casal principal ganhou força graças à dinâmica fora de cena entre os intérpretes. A diretora confessou ter se surpreendido com a descontração do ator britânico.

“Uma coisa que me surpreendeu foi o quanto Tom é engraçado na vida real. Lili também fala sobre isso o tempo todo. Ele não tem nada a ver com Adam. Ele é um ótimo ator. Então, eles são polos opostos. Então, às vezes, ele fazia uma expressão que era simplesmente inesperada. Sim, claro, sabemos que o Dr. Maligno é frio, mas o encontro para tomar café foi realmente divertido e bobo. Vê-lo incorporando aquilo foi maravilhoso”, elogiou.

Outras modificações importantes envolveram a exclusão do personagem Holden e a expansão do papel de Anh no final, que descobre a farsa desde o início. A roteirista Sarah Rothschild conduziu as mudanças para valorizar os elementos favoritos dos leitores com uma perspectiva inédita.

“Por exemplo, a cena do protetor solar, o beijo, as meias de unicórnio — tudo estava muito alinhado. Em um filme, não dá para colocar tudo o que está no livro. Eu adoro a mudança que coloca as mulheres em primeiro plano”, comentou a diretora. “Além disso, no livro, é Malcolm quem sabe que eles estão fingindo namorar, mas o que eu amei na revelação de Anh é que você não espera por isso. Eu não esperava quando estava lendo o roteiro, pensei: ‘Ah, uau! Eles não conseguiram enganá-la’. E ela diz: ‘Ah, qual é! Eu sou cientista. Literalmente, meu trabalho é observar’. Anh não está dizendo a ela: ‘Eu sei que isso é uma bobagem, mas vocês ficam fofos e constrangidos juntos. Talvez, se continuassem fingindo, isso se tomasse real’, e foi exatamente o que aconteceu. Espero que isso tenha dado a vocês uma sensação acolhedora”, refletiu.

O incentivo final de Anh para que a amiga lute por seus sentimentos consolida essa mensagem de união.

“E quando ela diz: ‘Quem se importa com o que aqueles caras vão fazer? O que Olive Smith vai fazer?’, sinto que é como um grito de incentivo para o mundo. Tipo: ‘Vai atrás dele, Olive!’”, destacou. Além disso, é a própria Anh quem revela a Adam a situação de assédio sofrida por Olive, reforçando o cuidado mútuo. “Ela ama Adam e ama a amiga. É por isso que ela diz: ‘Você sabia? Ele te contou?’. E ele responde: ‘Não, o quê? Do que você está falando?’. Ele é um cara bom, então ela toma a decisão de contar a ele, e é por isso que ele diz: ‘Você é uma ótima amiga’”, concluiu.

Mais em Variedades

Ver tudo →