Os moradores do bairro Sítio Cercado, na zona sul de Curitiba, receberam nesta quinta-feira (24) a completamente reformada Praça dos Emirados Árabes Unidos. Situada no cruzamento da Rua Apucarana com as ruas Astorga e Professor Bernardo Litzinger, a área de lazer passou por uma ampla modernização financiada com verbas da prefeitura e emenda parlamentar da Câmara de Vereadores, totalizando um aporte financeiro de R$ 460 mil.
Novas opções de lazer e esporte
O projeto de requalificação contemplou a instalação de uma moderna quadra de grama sintética com 800 metros quadrados, ideal para a prática esportiva da comunidade local. Além disso, a criançada agora conta com um parquinho infantil totalmente novo, enquanto os adultos ganharam um espaço de convivência equipado com novos bancos. As calçadas no entorno também foram readequadas com piso asfáltico e rampas para garantir a acessibilidade universal, acompanhando a reforma completa da academia ao ar livre.
“É muito gratificante entregar um espaço como esse à comunidade, que traz área de lazer, espaço para a criançada brincar. A praça fica bem em frente ao CMEI Moradias Olinda e quando a criança está brincando, está praticando esporte, ela está longe da violência, isso é fundamental”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
Impacto positivo no planejamento urbano
De acordo com a administração municipal, a renovação de áreas verdes faz parte de uma estratégia contínua para elevar o bem-estar dos cidadãos. A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que a requalificação das praças da cidade tem como objetivo promover a saúde e a qualidade de vida da população. “A revitalização de praças é um trabalho que a Prefeitura tem feito bastante nos últimos anos. As praças têm um papel muito importante no planejamento urbano. Elas são um espaço de respiro para as pessoas de todas as idades”, disse Marilza.
Quem vive na região já sente a diferença no dia a dia. É o caso de Mário Bento Diniz, de 54 anos, residente há 17 anos em frente ao local. “A reforma aqui ficou excelente, a praça ficou ótima, tudo foi melhorado. O benefício foi muito grande pra quem mora aqui, agora é só usufruir e cuidar do espaço”, afirmou Diniz.
Ações de sustentabilidade e arborização
A cerimônia de entrega também serviu de palco para uma importante marca ambiental: o plantio da árvore de número 287 mil da atual gestão, iniciada em janeiro de 2025. Um ipê-amarelo foi colocado na terra pelo prefeito, acompanhado por alunos do CMEI vizinho e moradores. A iniciativa faz parte do projeto municipal que visa atingir meio milhão de mudas plantadas até o final de 2028.
A programação incluiu ainda atividades educativas sobre reciclagem com a presença da tradicional Família Folhas, voltadas para os estudantes da rede municipal. O evento contou com a participação de diversos secretários municipais, administradores regionais e diretores de órgãos ligados ao controle ambiental, obras e conservação da fauna de Curitiba.








