Ponto facultativo é decretado em Paranaguá no dia 6 devido ao feriado religioso na cidade
Saiba como fica o abre e fecha das repartições públicas de responsabilidade do Município

A Prefeitura de Paranaguá decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira, dia 6 de outubro. A medida foi tomada em razão das celebrações alusivas ao feriado de Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Paranaguá, que é comemorado no dia 7 de outubro.
A decisão segue o que dispõe o inciso III do artigo 1.º da Lei n.º 2589, de 4 de julho de 2005, visando adequar o funcionamento dos serviços municipais.
É fundamental que a população saiba que o decreto não afeta a prestação de serviços essenciais que, por sua natureza, não podem sofrer interrupção.
Utilidade Pública
As seguintes áreas e serviços funcionarão normalmente em regime de plantão ou de acordo com a programação estabelecida:
- Segurança pública municipal.
- Coleta de resíduos, limpeza pública urbana e serviços funerários (cemitérios e capelas mortuárias).
- Serviços urbanos essenciais.
- Assistência social e serviços relacionados.
- Postos de informações turísticas.
Saúde e educação
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (FASP) terão funcionamento parcial, garantindo a continuidade dos atendimentos de urgência e emergência.
Os seguintes locais e serviços de saúde permanecerão em operação:
Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Unidade de Saúde 24 horas Rodrigo Gomes.
Unidade de Saúde Flora Neves da Graça (Nova Brasília).
Unidade de Saúde Ana Neves (Encantadas - Ilha do Mel).
Farmácia Municipal 24 horas Dr. Ivo Petry Maciel.
Demais serviços diretamente vinculados à UPA, como laboratório e epidemiologia.
O gerenciamento das escalas de plantão ficará a cargo da Semsa e da FASP para assegurar a demanda.
A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (rede pública municipal de ensino) não está inclusa no ponto facultativo e seguirá o calendário escolar de 2025. Segunda-feira, dia 6, as aulas ocorrerão normalmente.
Mercados
O Mercado do Café, importante ponto turístico e histórico da cidade, tem funcionamento normal das 7h às 18h, na segunda-feira, dia 6, assim como o Mercado Nilton Abel de Lima - que comercializa hortifrutigranjeiros, chás e produtos de decoração e característicos da região, além de restaurantes e lanchonetes. No feriado, dia 07, os horários têm alteração:
Mercado do Café: 7h às 15h
Mercado Nilton Abel de Lima: 7h às 17h
Já o Mercado do Peixe abrirá de 7h às 12h tanto no dia 6 como no dia 7, de acordo com as informações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu).
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), o Mercado do Artesanato estará fechado na segunda porque é dia de folga dos permissionários. Na terça, dia 7, o horário é normal, ou seja, das 9h às 17h.
Já os departamentos administrativos que não são essenciais ao funcionamento dos serviços de ponta poderão aderir ao ponto facultativo, mediante critério dos seus respectivos Secretários Municipais.
Qual é a sua reação?






