Paranaguá participa de encontro que visa ampliar ações do Outubro Rosa

Luciana Saito Massa, a primeira-dama do Paraná, apresentou a Carreta Saúde da Mulher e a plataforma Paraná Saúde Digital em encontro com mais de 370 primeiras damas dos municípios, visando planejar as ações do Paraná Rosa de 2025

Agosto 27, 2025 - 10:44
 0
Paranaguá participa de encontro que visa ampliar ações do Outubro Rosa

Paranaguá participou, juntamente com representantes de cerca de 370 municípios, de uma reunião nesta terça-feira (26), promovida pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, para tratar sobre as ações do Paraná Rosa, Carreta Saúde da Mulher e a Plataforma Paraná Saúde Digital.

“No Paraná Rosa trabalhamos em três pilares: atividade física, alimentação saudável e a desconstrução do medo de fazer os exames”, ressaltou a primeira-dama do Estado.

A ação terá três meses de atividades em prol da prevenção do câncer de mama e contará com a Carreta Saúde da Mulher, que percorrerá mais de 40 municípios nesta primeira etapa.

Em Paranaguá, a primeira-dama Patrícia Bamvakiades Ramos, a secretária municipal de Saúde Patricia Muzetti Vianna Scacalossi e a vice-prefeita Fabiana Parro participaram do encontro e reforçaram o compromisso local.

Patrícia Bamvakiades destacou a união entre lideranças. “Estaremos juntas com as Unidades Básicas de Saúde, lembrando e convidando as mulheres para seus exames, não apenas em outubro, mas ao longo dos três meses de mobilização”.

De acordo com a secretária de saúde, Patrícia Scacalossi, o engajamento de diferentes setores é importante. “É uma alegria poder compartilhar com nossas mulheres ações de prevenção e cuidado. Já estamos planejando iniciativas para que todas se sintam acolhidas”.

Para a vice-prefeita Fabiana Parro, a parceria fortalece a rede de atenção. “Quando mulheres se unem para falar de saúde, conseguimos desmistificar tabus e mostrar a importância do diagnóstico precoce, que salva vidas”, reforçou.

Idealizado em 2019, o Paraná Rosa é uma das principais bandeiras da primeira-dama do Estado e segue como referência de mobilização pela saúde feminina no Paraná., sendo a 7ª edição da campanha que, além de focar em ações de prevenção e detecção precoce de câncer de mama e de colo de útero, também vai contar com ações para conscientização de hábitos saudáveis, promoção de saúde mental e integração cultural.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow