Paranaguá participa de encontro que visa ampliar ações do Outubro Rosa
Luciana Saito Massa, a primeira-dama do Paraná, apresentou a Carreta Saúde da Mulher e a plataforma Paraná Saúde Digital em encontro com mais de 370 primeiras damas dos municípios, visando planejar as ações do Paraná Rosa de 2025

Paranaguá participou, juntamente com representantes de cerca de 370 municípios, de uma reunião nesta terça-feira (26), promovida pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, para tratar sobre as ações do Paraná Rosa, Carreta Saúde da Mulher e a Plataforma Paraná Saúde Digital.
“No Paraná Rosa trabalhamos em três pilares: atividade física, alimentação saudável e a desconstrução do medo de fazer os exames”, ressaltou a primeira-dama do Estado.
A ação terá três meses de atividades em prol da prevenção do câncer de mama e contará com a Carreta Saúde da Mulher, que percorrerá mais de 40 municípios nesta primeira etapa.
Em Paranaguá, a primeira-dama Patrícia Bamvakiades Ramos, a secretária municipal de Saúde Patricia Muzetti Vianna Scacalossi e a vice-prefeita Fabiana Parro participaram do encontro e reforçaram o compromisso local.
Patrícia Bamvakiades destacou a união entre lideranças. “Estaremos juntas com as Unidades Básicas de Saúde, lembrando e convidando as mulheres para seus exames, não apenas em outubro, mas ao longo dos três meses de mobilização”.
De acordo com a secretária de saúde, Patrícia Scacalossi, o engajamento de diferentes setores é importante. “É uma alegria poder compartilhar com nossas mulheres ações de prevenção e cuidado. Já estamos planejando iniciativas para que todas se sintam acolhidas”.
Para a vice-prefeita Fabiana Parro, a parceria fortalece a rede de atenção. “Quando mulheres se unem para falar de saúde, conseguimos desmistificar tabus e mostrar a importância do diagnóstico precoce, que salva vidas”, reforçou.
Idealizado em 2019, o Paraná Rosa é uma das principais bandeiras da primeira-dama do Estado e segue como referência de mobilização pela saúde feminina no Paraná., sendo a 7ª edição da campanha que, além de focar em ações de prevenção e detecção precoce de câncer de mama e de colo de útero, também vai contar com ações para conscientização de hábitos saudáveis, promoção de saúde mental e integração cultural.
Qual é a sua reação?






