Diretores da Portos do Paraná realizam visita técnica ao Moegão

Vistoria reforça compromisso da gestão com a eficiência logística e o desenvolvimento sustentável

Junho 20, 2025 - 11:07
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Diretores da Portos do Paraná realizam visita técnica ao Moegão

Os diretores e o secretário-geral da Portos do Paraná realizaram, nesta quarta-feira (18), uma visita técnica ao canteiro de obras do Moegão, em Paranaguá. A maior obra portuária pública em andamento no Brasil já está com cerca de 53% das obras concluídas.

“É uma obra exemplar, tanto pela execução quanto pela magnitude, marcante para a infraestrutura portuária nacional. Isso demonstra o compromisso do Estado do Paraná em investir cada vez mais na nossa infraestrutura”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

De grande complexidade em engenharia, o projeto irá conectar 11 terminais portuários por meio de galerias aéreas e reduzir o número de cruzamentos ferroviários na cidade — de 16 para apenas cinco.

“Essa é uma obra que vai revolucionar o nosso recebimento ferroviário. Aumentaremos a capacidade atual de 550 vagões por dia para até 900 vagões diários, alcançando uma capacidade total de 24 milhões de toneladas ao ano”, explicou o diretor de Engenharia e Manutenção, Victor Kengo.

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Portos do Paraná, está investindo R$ 592 milhões na etapa das moegas e transportadores, além de R$ 61 milhões na estrutura de acesso rodoferroviário. O projeto é financiado com recursos próprios e com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Estamos presenciando a materialização de um projeto estratégico, com estruturação sólida de financiamento, que demonstra o desenvolvimento constante do Paraná”, afirmou o diretor Financeiro e Administrativo, Marcos Bonoski.

O Moegão contará com três linhas férreas independentes, capazes de receber simultaneamente até 180 vagões carregados com grãos e farelos vegetais. Como não haverá necessidade de entrada nos terminais, manobras serão eliminadas, reduzindo significativamente as interrupções no tráfego urbano.


“Já superamos 50% de execução de uma obra extremamente importante, que ampliará em até 60% a nossa capacidade de recebimento ferroviário”, destacou o diretor Jurídico, Marcus Freitas.

As cargas serão descarregadas diretamente por gravidade nos funis (moegas), localizados abaixo do nível do solo. Dali, os produtos serão transportados por correias até os elevadores, que os encaminharão às galerias aéreas, ligadas aos terminais portuários. Os grãos e farelos ficarão armazenados até o embarque nos navios.

“A maior obra portuária pública do Brasil vai otimizar as linhas férreas e também proporcionar mais comodidade à população, com a redução das interseções urbanas. É uma obra vultosa, que trará grandes benefícios aos terminais”, afirmou o secretário-geral da Portos do Paraná, Carlos Eidam.

Além das etapas civis, a instalação das estruturas operacionais segue conforme o cronograma. As galerias aéreas, por exemplo, estão sendo montadas em módulos. Dentro de cada um, serão instaladas três esteiras transportadoras, com capacidade para movimentar até 2 mil toneladas por hora de grãos e farelos vegetais.

“Essa é uma obra fundamental, que ampliará significativamente nossa capacidade de recebimento de cargas do Paraná e de estados vizinhos, posicionando Paranaguá de forma estratégica e competitiva no cenário nacional”, ressaltou o diretor de Operações Portuárias, Gabriel Vieira.

A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2025. “É uma grande satisfação ver de perto o avanço do Moegão, dentro da conformidade das normas e das melhores práticas da construção civil, mecânica e elétrica”, finalizou o diretor Empresarial, Felipe Gama.

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