–:–:–
Conecte-se conosco

Sambas-enredo do Carnaval de 2027: Escolas do Grupo Especial se preparam

22 visualizações
Escolas do Grupo Especial começam a escolher sambas-enredo

As 12 escolas de samba que fazem parte do Grupo Especial iniciam, nesta sexta-feira (4), a escolha dos sambas-enredo que irão embalar os desfiles na Avenida Marquês de Sapucaí durante o Carnaval de 2027. A Portela abre a série de escolhas, homenageando o renomado compositor Monarco, uma figura emblemática da tradição da escola de Madureira, a partir das 21h em sua quadra.

Escolhas marcantes das escolas de samba

No sábado (6), duas renomadas agremiações se juntam à disputa: a Estação Primeira de Mangueira e a Mocidade Independente de Padre Miguel. Mangueira apresentará o enredo “Oyá por Nós”, elaborado pelo carnavalesco Sidnei França, que explora a ancestralidade e a cultura afro-brasileira, com foco na divindade Oyá (Iansã), conhecida por sua ligação com os ventos e tempestades na mitologia iorubá.

Temáticas impactantes e protestos culturais

A Mocidade, por sua vez, trará o tema “Latinamente Independente – Nosso norte é o Sul em Remanifesto”, um manifesto que aborda a importância cultural e política da América Latina. O enredo se inspira na famosa obra “América Invertida” do artista uruguaio Joaquín Torres García, que inverteu o mapa do continente, colocando o Sul no topo.

Transmissão inovadora para um público global

Esta edição marca a primeira vez que as escolhas de sambas serão transmitidas ao vivo para milhares de brasileiros e espectadores internacionais através do YouTube. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) está promovendo essa iniciativa, permitindo que a experiência das quadras chegue a fãs que estão longe. “É uma grande satisfação ver a Rio Carnaval TV proporcionando essa conexão”, afirma Gabriel David, presidente da Liesa.

Agenda de escolha dos sambas-enredo

As finais dos sambas-enredo continuarão na próxima semana, começando com Beija-Flor no dia 10 de setembro, seguida por Vila Isabel (11), Salgueiro e Unidos da Tijuca (12), Imperatriz Leopoldinense e União de Maricá (18), Viradouro (19) e Grande Rio (20), completando assim o calendário de escolhas.

Confira a agenda das finais:

  • Portela – Sexta-feira, 04/09
  • Mangueira e Mocidade – Sábado, 05/09
  • Beija-Flor – Quinta-feira, 10/09
  • Vila Isabel – Sexta-feira, 11/09
  • Salgueiro e Unidos da Tijuca – Sábado, 12/09
  • Imperatriz e Maricá – Sexta-feira, 18/09
  • Viradouro – Sábado, 19/09
  • Grande Rio – Domingo, 20/09

Desfile oficial na Marquês de Sapucaí

Os desfiles oficiais do Grupo Especial ocorrerão nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2027, com quatro escolas se apresentando por noite. A sequência dos desfiles será a seguinte:

Domingo (7 de fevereiro de 2027): – União de Maricá (Campeã da Série Ouro) – Beija-Flor de Nilópolis – Paraíso do Tuiuti – Unidos de Vila Isabel

Segunda-feira (8 de fevereiro de 2027): – Mocidade Independente de Padre Miguel – Unidos da Tijuca – Acadêmicos do Salgueiro – Imperatriz Leopoldinense

Terça-feira (9 de fevereiro de 2027): – Portela – Unidos do Viradouro – Acadêmicos do Grande Rio – Estação Primeira de Mangueira

O Carnaval de 2027 promete ser um espetáculo vibrante, repleto de emoção e homenagens que refletem a rica cultura brasileira.

Mais em Cultura

Ver tudo →