Apesar do tempo chuvoso que atingiu a capital paranaense na manhã deste domingo (25), moradores compareceram aos locais de votação para definir o futuro presidente do país. A motivação principal citada pelos participantes girou em torno da preservação democrática e da garantia do direito cívico.
Movimento na Universidade Tuiuti do Paraná
Os registros da participação popular foram concentrados principalmente na Universidade Tuiuti do Paraná, reconhecida como a maior zona eleitoral de Curitiba. A idosa Lili Marlene, aos 76 anos, fez questão de cumprir seu papel cívico e ressaltou a relevância da participação individual na política nacional.
“Um voto faz toda a diferença, né? Nos meus 76 anos, mas eu quis votar, fiz questão de votar. Às vezes um voto faz toda a diferença”, afirmou Lili.
Relatos de rapidez e tranquilidade nas urnas
Outros cidadãos também compartilharam os motivos que os levaram a sair de casa apesar da instabilidade climática. A busca pela garantia dos direitos fundamentais e o fortalecimento institucional foram pontos recorrentes nas entrevistas concedidas no campus universitário.
Marcelo destacou a importância de participar da eleição. “Democracia, né? Direito de exercer o meu direito de voto aí”, afirmou.
O tempo de espera nas seções apresentou-se reduzido para a maioria dos presentes. Marcelo relatou ter aguardado cerca de dez minutos na fila, enquanto sua esposa concluiu o processo em menos de sessenta segundos.
Juliana citou diferentes motivos para comparecer às urnas neste domingo: “Pela democracia, pela Farmácia Popular, pelo SUS, pela floresta, pelo Brasil”, declarou.
Rapidez na identificação biométrica
A eficiência do sistema eletrônico de votação também foi elogiada por quem compareceu ao pleito na capital. César relatou que levou cerca de três a quatro minutos para concluir a votação. Segundo ele, a identificação biométrica funcionou normalmente. “Hoje é um candidato, então foi bem fácil. A identificação biométrica funcionou direitinho. E eu entrei, votei e já saí, alguns minutos só”, contou.
O cenário de agilidade repetiu-se para outros votantes, como Valmor Moreira, que encontrou poucas filas na Universidade Tuiuti. Ao ser questionado sobre a movimentação, respondeu: “Pouca, pouca fila”. Questionado sobre o incentivo para enfrentar o mau tempo, ele resumiu: “Mudanças”.
Vale destacar que, além da disputa presidencial, três municípios paranaenses realizam votações suplementares nesta mesma data para definir novos representantes locais.







