O avanço de uma massa de ar frio e seco, impulsionada pela formação de um ciclone extratropical no oceano, derrubou os termômetros em todo o estado do Paraná neste domingo, 18 de outubro, configurando um cenário de inverno em plena primavera.
Recordes de frio e geada fraca
As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram as marcas mais baixas em General Carneiro, com 2,3ºC, e Palmas, que atingiu 3,2ºC. De acordo com o Simepar, essas regiões de maior altitude também registraram ocorrências de geada fraca nas primeiras horas da manhã.
Curitiba e outras regiões registram marcas abaixo de 10 ºC O amanhecer foi gelado no Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais, com registros inferiores a 10 °C. Na capital paranaense, a mínima chegou a 9,6ºC.
Previsão do tempo para a tarde
A presença do sol desde cedo e a ausência de nuvens garantem o aquecimento gradual e a estabilidade climática em todas as regiões paranaenses ao longo do dia. As temperaturas máximas devem se aproximar dos 25 °C no Norte e Noroeste, enquanto a metade sul terá tardes mais amenas, ligeiramente acima dos 20 °C.
Previsão para segunda-feira e continuidade do frio Para a próxima segunda-feira, 19 de outubro, o amanhecer continuará gelado devido à persistência da massa de ar frio. O Simepar indica risco de novas geadas na metade sul, sobretudo nos municípios vizinhos à divisa com Santa Catarina, onde General Carneiro pode registrar 2ºC ao amanhecer.
Estabilidade e variação de nebulosidade
O tempo seguirá firme e ensolarado na maior parte do estado, com exceção do Leste paranaense, que terá maior variação de nuvens e chance de chuviscos isolados entre a Serra do Mar e a faixa litorânea.
Enquanto o início do dia terá marcas inferiores a 5 °C no Centro-Sul e próximas de 10 °C no restante do estado, as máximas da tarde superarão os 20 °C em todos os setores, alcançando entre 24 °C e 26 °C na metade norte.







